[views count="1" print="0"]

PM é a pioneira em campanha contra golpes a idosos em MG

O combate aos golpes contra pessoas, em especial jovens e idosos, por meio de telefones (via WhatsApp) e internet, ganhou um forte aliado nessa quinta-feira (17/10).

O combate aos golpes contra pessoas, em especial jovens e idosos, por meio de telefones (via WhatsApp) e internet, ganhou um forte aliado nessa quinta-feira (17/10). A Polícia Militar de Minas Gerais se tornou pioneira no Brasil ao lançar a campanha “Se deu dúvida, é golpe!”

O lançamento ocorreu na manhã de ontem, na Academia de Polícia Militar. O objetivo da instituição é chamar a atenção e conscientizar a população mineira, principalmente os idosos, sobre a atuação de criminosos que utilizam a internet e ligações telefônicas para aplicar os mais diversos golpes de estelionato.

Segundo o chefe do Estado Maior da PMMG, coronel Maurício José de Oliveira, trata-se de uma campanha que não terá fim. “Esta é a maior campanha contra o golpe virtual no Brasil e esperamos que ela ultrapasse as fronteiras de nosso estado.”

No entanto, também afirmou que a campanha será uma forma mineira de atingir a população. “A começar pelo nome da campanha, que é bem mineiro. É um tripé de ação preventiva para tentar evitar que o crime aconteça.” A PM lançará uma série de vídeos que circularão pela internet, além de serem veiculados na televisão e no rádio. O objetivo é orientar não só a vítima, mas também o policial militar sobre como agir.

“Nosso Departamento de Inteligência está empenhado e bastará que a queixa chegue ao nosso conhecimento para que possamos rastrear o número do telefone ou o endereço do contato, independentemente de a origem ser em Minas Gerais ou em qualquer outro Estado.”

O patrulhamento virtual permitirá identificar e prender o autor do golpe. “Serão todas as modalidades de golpes virtuais: pedidos de Pix, extorsão, chantagem via web, IPVA, idosos através de golpes previdenciários, os mais comuns”, diz ele.

CORAÇÕES E MENTES – Segundo o coronel Flávio Santiago, o número de queixas que chegam à PM tem aumentado de maneira crescente. O principal, agora, segundo ele, será conscientizar toda a população. Ele ressalta que os golpes não acontecem apenas com idosos. “As vítimas também são, em grande parte, pessoas jovens e adultas, homens e mulheres. Ninguém está fora do risco.”

Para intensificar a campanha, segundo o coronel, a ação acontecerá também em escolas, com a distribuição de cartazes, em unidades médicas, outdoors nas ruas e painéis de LED. “Será uma campanha com a mesma força com que fizemos para o uso do cinto de segurança, que acabou sendo uma unanimidade”, diz o coronel.

“Queremos atingir corações e mentes. Que todas as pessoas sejam alertadas. Será uma campanha massiva, e estaremos explicando como chegar à Polícia Militar com as queixas e denúncias. Mostraremos a facilidade em denunciar, em fazer chegar à PM. E queremos uma participação massiva”, afirma o coronel Santiago.

Ele lembra que os golpistas se aprimoram com as novidades e se adaptam para praticar esse tipo de crime. “Esta será a maior campanha contra o crime digital, e queremos atingir todas as gerações, desde a criança até o idoso. Nosso setor de Inteligência está cada vez mais dentro desse novo mundo, o dos golpes”, afirma ele.

PERSONAGEM – Um influenciador digital, conhecido como “Tião”, que representa o típico homem caipira, foi o escolhido para ser o personagem da campanha. Ele é da cidade de Canavieiras, no Sul da Bahia, mas se estabeleceu no Norte de Minas e quase foi vítima de golpistas.

“Ligaram para minha mulher, pedindo a senha do cartão. Ela esteve perto de passá-la, mas consegui segurar a tempo. Já pensou? Eles iam levar todo o dinheiro, que não era muito, mas é o que ajuda a sustentar a casa. Procurei a PM e eles me ajudaram. Fico feliz em participar da campanha”, diz ele.

O combate aos golpes contra pessoas, em especial jovens e idosos, por meio de telefones (via WhatsApp) e internet, ganhou um forte aliado nessa quinta-feira (17/10).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Três pessoas morrem em acidente na BR-251
Três pessoas morrem em acidente na BR-251
Homem preso por matar irmão a machadada
HOMEM PRESO POR MATAR IRMÃO A MACHADADA
Policial penal mata esposa e filha em Januária
Policial penal mata esposa e filha em Januária
Operação contra abuso sexual infantojuvenil
Operação contra abuso sexual infantojuvenil
Pai preso suspeito de estuprar filha de 3 anos
Pai preso suspeito de estuprar filha de 3 anos
Quadrilha paulista é presa no Norte de Minas
Quadrilha paulista é presa no Norte de Minas
Motorista foge após atropelar motociclista e matar garupa
Motorista foge após atropelar motociclista e matar garupa
Telhado desaba e suspeito em fuga cai e acaba preso pela PM
Telhado desaba e suspeito em fuga cai e acaba preso pela PM
Abertas inscrições para o concurso da polícia penal
Motorista reserva de ônibus preso na BR-135 por tráfico
Suspeitos de furto e receptação são presos no Bairro Maracanã
PM combate o tráfico de drogas no Alto Rio Pardo
Idoso morre e neto dele fica ferido em acidente
Foragido da Justiça de Santa Catarina é recapturado na cidade
Mulher presa transportando drogas dentro de um pote
Adolescente apreendido com moto furtada do pátio do Detran
Filarmônica de Varginha em turnê histórica 
Curso de Cinema da Unimontes celebra produções de alunos
Trem Ouro Preto/Mariana pode voltar 
Governo Federal reconhece situação de emergência pela seca
IFNMG homenageado pela Câmara de Montes Claros