Atlético e Cruzeiro participaram de reunião na Federação Mineira de Futebol, na manhã dessa quarta-feira, para alinharem detalhes para o clássico do próximo sábado, às 19h30 (de Brasília), na Arena MRV. O jogo será apenas com torcida mandante. A Polícia Militar fez recomendações contra a “rua de fogo”, e o Cruzeiro pediu reforço da segurança nos camarotes destinados à diretoria. Na ata da reunião, a qual o Globo Esporte teve acesso, os organizadores esperam 44.892 atleticanos na Arena MRV, que poderão acessar a esplanada a partir de 15h30.
Poderá ser o recorde de público do novo estádio atleticano. Os portões do estádio vão abrir uma hora depois. Como haverá apenas torcedores atleticanos, a diretoria celeste pediu que o Galo reforce a segurança nos setores destinados ao clube, como os camarotes onde estarão pessoas da diretoria. A Raposa foi convidada pela direção do Atlético para fazer uma visita técnica e conhecer as instalações onde os integrantes do time vão ficar.
Torcida única nos clássicos passa a valer pelos próximos dois anos. A decisão foi tomada pelos clubes, em comum acordo. O Ministério Público informou que acata a decisão, mas não se opõe ao jogo com as duas torcidas presentes no estádio. O Cruzeiro tem quatro pontos no grupo A e é o segundo colocado, empatado com o Tombense. O Atlético é líder do grupo B, com três pontos, empatado com o Villa Nova.
PREPARAÇÃO
O lateral esquerdo Guilherme Arana foi a grande novidade do treino do Atlético-MG, nesta quarta-feira, na Cidade do Galo. O defensor havia ficado fora das duas últimas atividades do elenco. Com isso, ele pode seguir no time e ficar à disposição para o clássico com o Cruzeiro, no sábado, às 19h30 (de Brasília), na Arena MRV, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro.
Arana precisou sair durante o jogo do Galo contra o Democrata GV, no domingo passado, ao sentir dores na região lombar. Na reapresentação, ele realizou trabalhos na fisioterapia, sem participar dos treinos da equipe.
Nessa quarta-feira, o lateral participou normalmente, sem nenhuma limitação. O time alvinegro tem mais dois trabalhos antes do clássico. Se Arana seguir sem dores, deve ser mantido como titular pelo lado esquerdo. O técnico Felipão carrega duas dúvidas para a lista final do clássico. O zagueiro Bruno Fuchs e o volante Battaglia trabalham para estrear no ano. Fora das duas primeiras rodadas, eles estão aprimorando a parte física. O cuidado se deve as lesões sofridas no fim do ano passado.
Ambos já participam de treinos táticos e esperam ser relacionados para o clássico. Em coletiva, o treinador analisou a situação do volante, que passa por um processo especial. “Ele (Battaglia) já tinha se prontificado a ficar no banco contra o Democrata GV. Mas temos que esperar, ver a reação, ele foi um dos últimos lesionados no ano passado. Estamos tratando com cuidado, porque é joelho. Temos esta semana toda para trabalhar. Pode ser que, no sábado, ele tenha alguma condição. Vai depender da reação nesta semana. Não vamos apressar”, disse.
Com apenas duas partidas disputadas na temporada, o técnico Nicolás Larcamón ainda busca a melhor formação para o Cruzeiro. Agora, com ‘reforços caseiros’, o comandante argentino pode até mudar a formação tática da equipe para o clássico com o Atlético, sábado (3), às 19h30, na Arena MRV. Uma das opções, visando dar mais poder de marcação e segurança defensiva à equipe, é mandar a campo uma formação com três volantes. Essa possibilidade ganha ainda mais força pelo fato de Lucas Romero e Filipe Machado terem sido liberados na segunda-feira (29) para os treinos com os demais companheiros.
Enquanto o volante argentino vinha fazendo um trabalho a parte de reequilíbrio muscular, Machado já vinha fazendo o processo de transição para os trabalhos com bola após se recuperar de lesão na coxa sofrida na reta final do Brasileirão 2023. Desta forma, no momento, Larcamón conta com ao menos cinco boas opções para a posição de volante. Além de Romero e Machado, ele pode optar entre Lucas Silva e Ian Luccas, que foram titulares diante do Athletic e Japa, que começou jogando na estreia diante do Villa Nova.
Resta saber se Lucas Romero e Filipe Machado teriam condições físicas de atuar os 90 minutos. Até mesmo por ‘precaução’, Larcamón estaria propenso a começar a partida com Romero como titular e Machado no banco de reservas. Caso opte mesmo pela formação com três volantes, o prata da casa Robert seria o mais cotado a ‘perder a vaga’ no time. Desta forma, a dupla de ataque poderia ter Arthur Gomes e Dinenno.
REFORÇO
O Cruzeiro está cada vez mais próximo de anunciar seu sétimo reforço para a temporada. Nas últimas horas, o clube celeste avançou nas negociações com o meiocampista equatoriano José Cifuentes, de 24 anos. O jogador, que tem contrato com o Rangers, da Escócia, até junho de 2027, negocia com a Raposa um contrato de empréstimo, com opção de compra do atleta. O jogador, contratado pela equipe escocesa no ano passado, acabou perdendo espaço com o técnico Philippe Clement.