[views count="1" print="0"]

PJ será lançado e foca a melhoria do ensino

O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) chega em 2024 à 20ª edição, que será lançada oficialmente para todo o Estado nesta sexta-feira, a partir das 10 horas, no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) chega em 2024 à 20ª edição, que será lançada oficialmente para todo o Estado nesta sexta-feira, a partir das 10 horas, no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O presidente do Parlamento mineiro, deputado Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho do MDB, e presidentes das câmaras municipais parceiras participarão da solenidade, que será transmitida ao vivo pela TV Assembleia e pelo canal da ALMG no YouTube. Uma das maiores iniciativas de participação legislativa jovem do País, o PJ Minas é realizado pela Assembleia, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e com o apoio da PUC Minas. Nesta edição, estudantes de 145 municípios (126 veteranos e 19 ingressantes), divididos em 20 polos regionais, vão debater o tema “Melhorias no ensino escolar”.

Três subtemas orientarão as discussões sobre a importância de se garantir mais qualidade na oferta de educação no Estado: Melhorias do ambiente de ensino-aprendizagem; Melhoria da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades educacionais; fortalecimento da gestão democrática. “A edição de 2024 do PJ Minas promete. Temos mais municípios participando e, com isso, mais jovens envolvidos na discussão de uma temática que os afeta profundamente. É hora de ouvir as propostas dos estudantes para construir coletivamente soluções mais efetivas para os problemas do ensino escolar”, afirma a gerente-geral da Escola do Legislativo, Ruth Schmitz.

REFERÊNCIA – O presidente Tadeu Martins Leite destaca a ampliação do número de municípios envolvidos no PJ Minas e lembra que a ALMG é referência para outras casas legislativas na educação para cidadania dos jovens. “Chegar à vigésima edição deste programa tão importante, do qual já pude participar por diversas vezes, é uma grande alegria para o Parlamento. A cada ano, aperfeiçoamos esse trabalho de aproximar a Assembleia dos cidadãos, ampliamos a participação dos municípios e, inclusive, já somos referência para outras casas legislativas, que também implementaram essa iniciativa”, diz.

Tadeu Martins Leite frisa, ainda, a importância do tema discutido neste ano. “Queremos, cada vez mais, trazer o jovem para conhecer a política de perto e entender como as funções do Legislativo ajudam a construir um futuro melhor para todos. Nesse sentido, este ano, vamos aprofundar as discussões sobre as melhorias necessárias no ensino escolar e estou certo de que sairemos desta edição com novas propostas e caminhos para assegurar uma educação de qualidade em nosso estado.”

PROGRAMAÇÃO – Com a finalização das etapas iniciais de preparação e implantação do programa, até o mês de julho ocorre a etapa municipal, que compreende atividades de formação dos estudantes, visitas técnicas aos polos e as plenárias municipais, nas quais são priorizadas propostas para as plenárias regionais, realizadas de julho a agosto. Nessa etapa regional, são selecionadas as propostas que serão analisadas na etapa estadual e sugestões de tema para a próxima edição do PJ Minas. Em abril, todos os estudantes do polo inscritos terão um encontro com especialistas no tema da edição de 2024.

A etapa estadual, por sua vez, ocorre de agosto a setembro. Estão previstas atividades de entrosamento dos estudantes e a realização de grupos de trabalho, nos quais são priorizadas as propostas submetidas a votação na plenária estadual, onde também é definido o tema da edição seguinte. O documento final com as propostas do PJ Minas será entregue como sugestões de ações à Comissão de Participação Popular da ALMG, encarregada de analisá-las. As sugestões são agrupadas por subtema, na forma de propostas de ação legislativa (PLEs), que podem ser transformadas, entre outras iniciativas, em requerimentos de providências aos órgãos públicos e projetos de lei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

1
Montes Claros pode definir eleição no 1° turno
Projeto que beneficiará o Cerrado avança na Assembleia Legislativa
Projeto que beneficiará o Cerrado avança na Assembleia Legislativa
Aplicativo Pardal recebe mais de 4 mil denúncias no 1º fim de semana de campanha eleitoral
Adequando ao entendimento praticado no âmbito federal, atividade de silvicultura no estado passa a ser licenciada por modalidade simplificada
Ruy Muniz defende campanha de alto nível e propositiva
Ruy Muniz defende campanha de alto nível e propositiva
Amams discute recursos da assistência social
Amams discute recursos da assistência social
Ruy Muniz defende campanha de alto nível e propositiva
Ruy Muniz defende campanha de alto nível e propositiva
Amams discute recursos da assistência social
Amams discute recursos da assistência social
Candidato a prefeito da região é o segundo mais rico de Minas
Candidato a prefeito da região é o segundo mais rico de Minas
Prazo para pedir transferência para seção com acessibilidade acaba hoje
Estado antecipa mais duas parcelas da dívida da saúde com municípios
CCJ pode votar mudança de prazos de inelegibilidade nesta quarta-feira
Minas Gerais tem mais de 72 mil candidatos
CCJ pode votar mudança de prazos de inelegibilidade nesta quarta-feira
Minas Gerais tem mais de 72 mil candidatos
Juiz eleitoral diz que candidato a prefeito não cometeu crime
Transferência pode ser solicitada até o dia 22
Montes Claros pode definir eleição no 1° turno
IBGE prevê envelhecimento e queda populacional
Tipo de material genético colhido
PC abre mobilização para coletar DNA de familiares de desaparecidos
Uma pessoa morre e 5 ficam feridas em acidente na BR-365