Nesta sexta-feira (28), Pirapora e Brasília de Minas, e suas respectivas microrregiões de saúde, ganham duas Unidades de Extensão em Oncologia Clínica da Fundação de Saúde Dílson de Quadros Godinho/Hospital Dílson Godinho (HDG), em parceria com os municípios. O hospital realizou 102.313 mil procedimentos oncológicos entre os anos 2021 e 2023, com pacientes oriundos desses dois municípios. Brasília de Minas (56.394) e Pirapora (45.919) procedimentos em pacientes oncológicos.
As novas unidades irão permitir que mais pacientes tenham acesso a cuidados especializados mais próximos de suas residências. Estas inaugurações representam um avanço significativo para a saúde na região, oferecendo esperança e melhores condições de tratamento aos pacientes oncológicos.
PIRAPORA
Neste município, a Unidade de Extensão em Oncologia funcionará a Rua Santa Helena, 91, bairro Nossa Senhora de Fátima, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Fundação Hospitalar dr. Moisés Magalhães Freire (FHMMF) e será inaugurada às 8h.
O evento contará com a presença do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti Vitor, prefeito municipal, Alex César; vereadores, deputados estaduais e federais, representantes do Ministério Público; representantes da Microrregião de Pirapora; o diretor-presidente da Fundação de Saúde Dílson de Quadros Godinho, Helder Leone Alves De Carvalho; o diretor-presidente da fundação Dr. Moisés Magalhães Freire, Paulo Rogério Souza da Silveira, colaboradores das duas instituições e população.
BRASÍLIA DE MINAS
Em Brasília de Minas, Unidade de Extensão em Oncologia funcionará a Rua Dr. Rubens Nery, 71, Vale das Palmeiras, em Parceria com a Prefeitura Municipal. A inauguração será às 12h, e contará com a presença do Governador do Estado, Romeu Zema Neto; do prefeito Marcus Vinícius Ferreira Carvalho; deputados estaduais, deputados federais, vereadores; o diretor administrativo da Fundação de Saúde Dílson de Quadros Godinho, Éder Tadeu Pinheiro Brandão; o superintendente Antônio Cezar dos Santos; representantes do Ministério Público; representantes das secretarias de saúde daquela região, colaboradores e a população.
TRATAMENTO ONCOLÓGICO
Apesar da inauguração das novas unidades, a porta de entrada para o diagnóstico continuará sendo o Hospital Dílson Godinho, em Montes Claros, garantindo a centralização dos serviços e a manutenção da excelência no atendimento.
Com essas novas unidades, o acesso ao tratamento oncológico no Norte de Minas Gerais será ampliado significativamente, descentralizando o atendimento e facilitando o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A expansão das unidades de oncologia é um passo crucial para a melhoria da saúde pública em nossa região, especialmente pelo SUS. Estamos comprometidos em ofertar o melhor atendimento possível aos nossos pacientes,” afirmou Helder Leone, diretor-presidente do Hospital Dílson Godinho.
(*) Atendimentos quimioterapia e radioterapia
Em Brasília de Minas, entre os anos 2021 e 2023 foram realizados 6.793 atendimentos em quimioterapia e radioterapia. Em Pirapora foram 6.858 atendimentos.
Quanto ao número de procedimentos ambulatórias realizados em pacientes oncológicos, na microrregião de Brasília de Minas foram 55.591. Em Pirapora esses números foram de 45.071 procedimentos ambulatoriais.
Já os procedimentos hospitalares nas duas microrregiões, entre 2021 e 2023 foram: Brasília de Minas (803) e Pirapora (848).
O número de procedimentos realizados pelos pacientes oncológicos no mesmo período de 2021 a 2023 foram: Brasília de Minas (56.394) e Pirapora (45.919), totalizando 102.313 mil procedimentos oncológicos.
(*) Com informações do DataSUS/Tabwin