O Governo de Minas tem se empenhado na capacitação e no aprimoramento das perspectivas de emprego para os jovens do estado. Como parte desses esforços, o “Um Milhão de Oportunidades para o Futuro Minas Gerais (1MiOMG)”, iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), está lançando a pesquisa “Quais são os interesses e sonhos da juventude mineira?”.
A pesquisa visa compreender as diversas especificidades e interesses dos jovens em Minas Gerais e será realizada até o dia 24/11. “Temos o objetivo de, ao escutar esses jovens, promover políticas públicas, melhorando o estudo e também as oportunidades de qualificação profissional deles. A partir da escuta desse jovem poderemos promover um aumento de vagas nos cursos que estão sendo mais demandados por eles e também pelo mercado de trabalho”, afirma a coordenadora de Educação Profissional da SEE/MG, Amanda Barboza.
A pesquisa integra o U-Report Brasil, programa global do Unicef que utiliza redes sociais para realizar enquetes por meio de um chatbot ⎼ assistente virtual capaz de manter uma conversa em tempo real por texto. Para iniciar a pesquisa é necessário usar a palavra-chave “1MIOMG”. A análise das respostas coletadas permitirá à 1MiO e ao Governo de Minas entender melhor as aspirações da juventude mineira e adaptar a oferta de oportunidades para atender a essas necessidades.
PLATAFORMA – Em agosto deste ano foi estabelecida parceria com o Unicef para criar a plataforma digital Um Milhão de Oportunidades para o Futuro – Minas Gerais (1MiOMG). Essa plataforma tem o objetivo de facilitar a transição dos jovens que frequentam ou concluíram cursos de formação profissional do Governo de Minas para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que incentiva o setor privado a promover oportunidades, inclusão e desenvolvimento desse público.
“No 1MiO, acreditamos que chegar junto é melhor que chegar primeiro. Estabelecer uma conexão com a juventude de Minas Gerais é fundamental para que o Trilhas de Futuro possa formular políticas de geração de oportunidades adequadas às necessidades e realidades dos jovens, levando em consideração sua diversidade e valorizando as novas formas pelas quais se relacionam com o mundo do trabalho”, comenta Felipe Gonzalez, oficial do Unicef para a iniciativa 1MiO.
PARTICIPAÇÃO – Para participar, empresas e estudantes interessados devem se cadastrar no site “1MiO – Minas Gerais”. As empresas devem acessar a plataforma, assinar o Termo de Adesão, preencher as informações necessárias, anexar o documento assinado e divulgar as vagas disponíveis. Os jovens de 14 a 29 anos, matriculados e/ou que concluíram cursos de formação profissional do Estado, também precisam se cadastrar na plataforma, fornecendo as informações solicitadas.
TRILHAS DO FUTURO – Proporcionar cursos técnicos de formação profissional de forma gratuita com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas é objetivo do projeto Trilhas de Futuro, iniciativa de sucesso do Governo de Minas e já bem conhecida dos jovens mineiros. Por meio da iniciativa, estudantes têm se destacado em competições de profissões nacionais e internacionais. Exemplo vem de Darli Amaral, de 18 anos, formado no curso técnico de Edificações em maio deste ano e selecionado para representar o Brasil na competição internacional de profissões, a WorldSkills International (WSI), agendada para 10 e 15/9/2024, na França.
Darli, morador de Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte, alcançou o primeiro lugar na seletiva regional brasileira, realizada em João Pessoa, Paraíba, destacando sua eficiência, agilidade e excelência na prática profissional.
“O Trilhas de Futuro me proporcionou, primeiramente, um estudo de qualidade, através do Senai, e representa o meu futuro pelo fato de eu seguir carreira na área. A gente vem aprendendo com professores e profissionais excelentes, e todos os meus desejos e ambições, dentro do que eu buscava no curso, foram atendidos e até mesmo superados”, ressaltou Darli.
A estudante Elizandra Rerlity Silva, de 19 anos, do curso técnico de Enfermagem, se classificou para representar Minas Gerais na Competição Nacional de Profissões, realizada pelo Senac, entre os dias 24 e 27/10, no Espírito Santo.
Após conquistar o título estadual na categoria de Cuidados de Saúde e Apoio Social em abril, Elizandra competiu com outros 61 participantes em sete ocupações do comércio de bens, serviços e turismo, enfrentando situações simuladas do cotidiano de cada profissão, e conquistou o segundo lugar. Ela é natural de Campestre, cidade a cerca de 40 km de Poços de Caldas, Sul de Minas.
“Foi um prazer, uma honra, levar o nome de Minas Gerais, do meu estado, para o Brasil. Isso me motivou a dar o meu melhor e voltar com o resultado positivo para casa. Essa medalha foi um marco de toda essa experiência e também a confirmação de que todo empenho e dedicação têm, sim, recompensa”, afirma Elizandra.
Além da oferta gratuita da formação, todos os estudantes recebem ajuda de custo para transporte e alimentação. Desde o lançamento do Trilhas de Futuro, em 2021, o Governo de Minas já investiu quase R$ 1 bilhão na iniciativa. O período das inscrições da quarta edição começa nesta quinta-feira, 9/11.