LOGO NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS
[views count="1" print="0"]

“Pelas Trilhas do Velho Chico” resgata cultura norte-mineira

Começa nesta quinta-feira (21/ 3) e prosseguirá até domingo (24/ 3), em Montes Claros, o Festival “Pelas Trilhas do Velho Chico”, com uma série de atividades artísticas que resgatam e valorizam a cultura norte-mineira.

Começa nesta quinta-feira (21/ 3) e prosseguirá até domingo (24/ 3), em Montes Claros, o Festival “Pelas Trilhas do Velho Chico”, com uma série de atividades artísticas que resgatam e valorizam a cultura norte-mineira. Com acesso gratuito, a programação acontece no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no Museu Regional do Norte de Minas (MRN) e no Corredor Cultural, no Centro histórico.

O festival é uma iniciativa da Unimontes, por intermédio da PróReitoria de Extensão, e da Secretaria Municipal de Cultura, viabilizado com recursos de emenda parlamentar da deputada Leninha Souza. Na programação constam shows de cantores regionais, com vários ritmos e estilos musicais, além de exposições, sessão de cinema, palestra e teatro infantil. Participam grupos de Montes Claros, Janaúba, Januária, Pirapora e São Francisco. O projeto é coordenado pela professora Nelcira Durães, do Departamento de Artes da Unimontes.

A abertura oficial acontecerá nesta quinta-feira, às 18 horas, no Museu Regional do Norte de Minas, que é vinculado à Unimontes. Será apresentado o show “Cantos dos Gerais”, com Chris Franco, Carmerindo Miranda, Mel Callado, Roberto Mont’Sá. Outra atração da noite será o espetáculo de teatro “Vivências” – Cia de Cá”.

“O Festival “Pelas Trilhas do Velho Chico” marca os esforços da Unimontes para construir coletivamente momentos de reflexão e celebrar nossas raízes e a cultura do nosso povo”, destaca o pró-reitor de Extensão da Universidade, professor Rogério Othon Teixeira Alves.

O festival terá continuidade nesta sexta-feira (22/3), com as oficinas no campus-sede, a partir das 8 horas, com abordagem dos temas: “Cantos e cantares do Velho Chico”, “Microcenas para atores e atrizes”, “Fabricação de pífanos” e “Iniciação teatral para jovens e adultos”. Outra oficina do programa tem como tema “Danças populares brasileiras”, marcada para sábado (23/ 3), às 10 horas, no Laboratório de Extensão (Labex), no campus.

Nesta sexta-feira, às 14 horas, também no Campus Universitário, haverá o “Cortejo de História”, com Rayane Martins, Priscilla Custódio e Lázaro Martins. Às 15 horas, será ministrada a palestra “Médio São Francisco: arte e cultura como potência para o turismo de base comunitária”, com Herbert Canela, ítalo Mendes e Gleydson Mota. A mediadora será a professora Ana Thé. Às 18h, o Grupo Lirais, coordenado pela professora Maristela Cardoso, apresenta hall de entrada do Centro de Ciências Humanas.

Às 19 horas, no Museu Regional, haverá a sessão de cinema – Cine Barranco. A partir das 20 horas, no Corredor Cultural, serão realizadas apresentações de samba, com os grupos “Surubim e os Pocomã” e “Samba dos Montes”.

No sábado, está prevista uma programação no Corredor Cultural que será iniciada às 16 horas, com o teatro infantil “O Leão Mentiroso”, a ser apresentado pelo grupo do Teatro Universitário, projeto de extensão da Unimontes. Na sequência, haverá as apresentações “Rei dos Temerosos”, de Januária, às 17 horas; Carol Boaventura, às 19 horas; Molado de Suó, às 20 horas; e Marcelo Veronez (“Não sou nenhum Roberto”), às 21 horas.

No domingo (24/3), às 10 horas, no Museu Regional, acontecerá a apresentação “Violão no Museu”, de Juarez Moreira. Às 16 horas, será iniciada a programação no Corredor Cultural, com o espetáculo “Dança do pote” (cultura gorutubana), por grupo artístico de Janaúba, seguido das apresentações “A Barca da Rua Torta”, de Geovane Sassá e Boi de Reis, de São Francisco, às 17 horas; e Bruno e Fabiana, às 18 horas. O festival será encerrado com apresentação do cantor Bob Silva, às 20 horas, no Corredor Cultural.

PARTE da programação do Festival nas Trilhas do Velho Chico será no Museu Regional do NM
PARTE da programação do Festival nas Trilhas do Velho Chico será no Museu Regional do NM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Festas de Agosto têm extensa programação neste final de semana
Festas de Agosto têm extensa programação neste final de semana
Festas de Agosto movimentam Montes Claros com seus ternos de folias
Festas de Agosto movimentam Montes Claros com seus ternos de folias
Terceira Feira acontecerá em Diamantina no próximo mês
Terceira Feira acontecerá em Diamantina no próximo mês
Grupo Surubim e os Pocomã se apresenta nas Festas de Agosto
Grupo Surubim e os Pocomã se apresenta nas Festas de Agosto
III Cavalgada realizada em São Romão no final de semana
III Cavalgada realizada em São Romão no final de semana
MovCEUs: 13 veículos já entregues em todo o país
MovCEUs: 13 veículos já entregues em todo o país
Festas de Agosto começam nesta terça
Festas de Agosto começam nesta terça
Museu Regional abre exposição “Ventos Ancestrais: Tecendo Histórias”
Museu Regional abre exposição “Ventos Ancestrais: Tecendo Histórias”
Projeto torna as Festas de Agosto patrimônio imaterial
Januária recebe o espetáculo gratuito ‘O amor possível’
Artesãos de Maria da Cruz já podem obter carteira gratuita
Secretaria promove Festival de Cinema a partir de quinta-feira
Campanha Vire Carranca mobiliza população da bacia do Velho Chico
MPMG lança concurso de cartuns ‘Educação, Justiça e Arte’ para alunos
Cimams realiza oficina sobre a Lei Aldir Blanc
Téo Azevedo recebe homenagem do IHGMC
Cruzeiro assimila o passado para tentar avançar na Sul-Americana
América defende invencibilidade em casa
Exportações enfrentam queda em faturamento e volume
Simulado do Enem garante vaga em universidades públicas
Sisema discute áreas prioritárias