O prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, anunciou investimentos de mais de R$ 3 milhões para a modernização do Estádio Juvêncio Augusto Soares (antigo Estádio João Botelho) para receber os jogos do North Esporte Clube na Série A do Campeonato Mineiro. A meta é garantir que a cidade sedie as partidas do time na elite estadual em 2026.
As medidas foram anunciadas pelo prefeito Guilherme Guimarães nessa segunda-feira (25/8), durante coletiva para a imprensa na Praça Doutor Carlos Versiane, no Centro da cidade. Na oportunidade, ele acompanhou a apresentação oficial do novo técnico do North EC para o Campeonato Mineiro da 1ª Divisão. O comando será de Kléberson Pereira, pentacampeão mundial pelo Brasil na Copa 2002.
ESTÁDIO – Acompanhado pelo vice-prefeito Otávio Rocha e secretários, o prefeito reconheceu os obstáculos e desafios para se investir na estrutura do Estádio Municipal Juvêncio Soares, que está anexo ao Parque Nilson Espoletão, o Parque das Mangueiras. Por outro lado, justificou a necessidade “de um esforço hercúleo” para oferecer uma estrutura adequada após o acesso conquistado pelo North como campeão do Módulo II, e que terá efeito direto também para a comunidade em projetos sociais do futebol, campeonatos municipais e de bairro.
“Nos estádios mais tradicionais, que são particulares, teríamos restrições legais para investimentos públicos. Então, por pertencer ao município, temos total autonomia para conduzir as adequações necessárias no Estádio Juvêncio Soares junto ao caderno de encargo da Federação Mineira, e receber em nossa cidade, com justiça, os grandes jogos da 1ª Divisão”, explicou Guilherme Guimarães. Para isso, o prefeito conduz pessoalmente uma força-tarefa com as Secretarias de Serviços Urbanos e de Esporte, Lazer e Juventude, além da Esurb, para as adequações necessárias dentro do prazo limite de vistoria determinado pela Federação Mineira de Futebol.
Os novos investimentos ainda terão os custos calculados. O Estádio receberá nova estrutura de vestiários para as equipes e arbitragem, cabines de imprensa, tribuna, sala e torres para o VAR, sanitários para o público e arquibancadas tubulares. Da mesma forma, haverá a substituição completa do gramado e do sistema de drenagem e irrigação, e a Esurb conduzirá o remanejamento das torres de iluminação e a adequação dos refletores dentro dos padrões oficiais.
ARENA MOC – Sobre a Arena MOC (antigo Mocão), o prefeito adiantou que o projeto arquitetônico e os projetos complementares terão os editais de licitação publicados na próxima semana. Uma vez definida a empresa vencedora, haverá um prazo de aproximadamente sete meses para a entrega destes projetos e, em seguida, será estipulada uma nova licitação para a obra propriamente dita. O Estádio terá capacidade para 18 mil pessoas.
“Além do estádio, que na verdade será uma arena multiuso, estamos cuidando da revitalização das ruas e avenidas do entorno, capazes de comportar o fluxo de carros em dias de jogos e grandes eventos, das obras do Centro de Iniciação Esportiva com foco em atletismo e tantas outras modalidades olímpicas. Também está prevista a construção de um novo parque verde com pistas de caminhada e áreas de lazer”, completou o prefeito.
“As melhorias vão ao encontro da mentalidade da própria comunidade de Montes Claros, que vive com orgulho a ascensão de um time local e que retorna à elite de Minas Gerais após 15 anos. E não existe melhor termômetro neste sentido do que a própria torcida, que acompanhou todos os jogos, sempre com casa cheia, numa demonstração de que respiramos o futebol”.