Depois de 15 anos de ausência, o Norte de Minas está de volta à elite do Campeonato Mineiro. O representante da região na disputa é o North Esporte Clube, de Montes Claros, que chegou à primeira divisão do futebol mineiro com pouco mais de três anos de fundação, após sagrar-se campeão do Módulo II do Estadual em 2025.
No ano passado, o time conseguiu o acesso à elite do futebol mineiro ao derrotar o seu adversário deste sábado (10/1), a URT na final. O North, que começou a preparação para o torneio há pouco mais de um mês, estreia jogando fora de casa, às 18h30, em Patos de Minas. O time está no Grupo C com Cruzeiro, Athletic e Itabirito.
Quem comanda a equipe em sua primeira participação na primeira divisão da competição estadual é um velho conhecido do torcedor brasileiro. Contratado em agosto do ano passado, o ex-meia Kleberson, pentacampeão mundial com a seleção em 2002, terá a missão de dirigir o North nesta estreia na elite do futebol mineiro. “Contamos com os pensamentos positivos da torcida gladiadora para nos ajudar nessa estreia fora de casa e contra um adversário que já nos provou ser muito forte diante de sua torcida”, disse o treinador ao site oficial do clube.
Sobre a pré-temporada, Kleberson celebrou a preparação do North. O lateral-esquerdo Rennan Siqueira e o meia-atacante Gabriel Santiago chegaram recentemente para reforçar a equipe. “Tivemos alguns amistosos que elevaram a nossa competitividade, pudemos acompanhar de perto como estamos taticamente e tecnicamente. As coisas estão caminhando do jeito que precisamos”, ressaltou Kleberson.
Campeão brasileiro por Flamengo (2009) e Athletico (2001), clube que o revelou, o ex-meia também teve carreira vitoriosa na Europa. Jogando pelo Manchester United, conquistou a Copa da Inglaterra (2003-2004) e a Supercopa da Inglaterra (2003). No Besiktas, foi bicampeão da Copa da Turquia (2005-2006 e 2006-2007). Além da Copa de 2002, Kleberson também venceu a Copa América (2004) e a Copa das Confederações (2009).
Ao subir para a elite mineira, o “Gigante do Norte” mudou a sede dos jogos em casa. Antes, o North recebia os times visitantes no Estádio José Maria Melo. Agora, vai mandar suas partidas no Estádio Municipal Juvêncio Augusto Soares, a Arena Ecológica.
Com capacidade para 3,909 pessoas, o estádio foi reformado pela prefeitura, com recursos da ordem de R$ 3 milhões, em tempo recorde de três meses. Nesse período, recebeu arquibancadas, novo gramado, vestiários, cabine de VAR, nova iluminação e outras obras estruturais, especialmente para os jogos do clube no Estadual.
O investimento do North na temporada ultrapassa R$ 5 milhões, revela o presidente do clube, Victor Oliveira, que, em 2021, foi um dos investidores iniciais do Athletic, em São João del-Rei. Um dos pontos altos do clube é o seu centro de treinamentos (CT), um dos mais estruturados do interior do país, com dois campos, prédios de hospedagem, centro de fisioterapia e departamento médico, com profissionais nas áreas de ortopedia, cardiologia e psicologia.
“Contamos com uma academia que a maioria das equipes da elite do futebol brasileiro não possui, com equipamentos pneumáticos”, afirma o diretor executivo do North Clube, Marlon Araújo.
OS DESTAQUES DO NORTH – O North disputa o Mineiro com um elenco de 28 atletas, dos quais 17 são reforços para a competição e a nova temporada, contando com sete remanescentes do time que foi campeão do Modulo II. O grupo é completado com quatro atletas que subiram da base.
Além de Guilherme Camacho, o dirigente Victor Oliveira cita como destaque dos reforços Felipe Marques (meio-campista) e Roger (atacantes), que vieram do Coritiba; e os atacantes Gabriel Rossetto (ex-Figueirense) e Clayton, provenientes do futebol gaúcho. Também enalteceu o experiente goleiro Reynaldo (34 anos), ex-Ponte Preta e Operário-PR.
HISTÓRIA DO NORTH – Fundado em junho de 2022, o North Esporte Clube enaltece e valoriza a “paixão e a representatividade dos norte-mineiros no futebol”, segundo texto do clube em seu site, que também explica a criação do escudo do clube. O brasão carrega as sete estrelas do Norte de Minas, simbolizando a cidade-sede e suas microrregiões: Bocaiúva, Janaúba, Januária, Grão Mogol, Salinas e Pirapora.
“Em seu brasão, o North carrega a imagem da Fênix, ave que simboliza renascimento e faz referência ao ressurgimento do futebol profissional da região. Logo acima, temos a imagem do Sol, ícone que representa o brilho e a força da natureza do sertão norte-mineiro”, informa o North.