[views count="1" print="0"]

Norte de Minas inicia vacinação nesta sexta

Municípios da SRS de Montes Claros receberam 253 mil doses de vacinas para a campanha deste ano

Vinte e oito municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros iniciam nesta sexta e segunda- -feira, 1º e 4, respectivamente, a campanha de vacinação antirrábica. Para o trabalho a ser implementado até a primeira quinzena de outubro a SRS repassou às secretarias municipais de saúde mais de 253 mil doses de vacinas.

Ildenir Meireles Barbosa, referência técnica da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da SRS de Montes Claros explica que “assim como nos anos anteriores, o quantitativo de animais a serem vacinados tem acréscimo de 5% em relação ao ano anterior. A partir do início da vacinação, os municípios têm prazo de 45 dias para concluir os trabalhos nas zonas urbanas e rurais, visando criar ambiente desfavorável à proliferação e disseminação do vírus da raiva”.

As localidades que comunicaram à Superintendência Regional de Saúde o início da campanha de vacinação nesta sexta-feira são: Bocaiúva; Jequitaí e Joaquim Felício. Já no dia 4 de agosto a vacinação será iniciada em Catuti; Coração de Jesus; Curral de Dentro; Espinosa; Francisco Dumont; Fruta de Leite; Indaiabira; Jaíba; Juramento; Matias Cardoso; Mato Verde; Mirabela; Monte Azul; Montes Claros; Novorizonte; Olhos D´Água; Riacho dos Machados; Rio Pardo de Minas; Rubelita; Santa Cruz de Salinas; São João do Pacuí; São João do Paraíso; Taiobeiras; Vargem Grande do Rio Pardo e Verdelândia.

Nos demais municípios, que integram a área de jurisdição da Superintendência Regional de Saúde a vacinação antirrábica está programada para ser iniciada entre os dias 7 de agosto e 1º de setembro.

Entre as localidades que receberam maior quantidade de doses de vacinas estão: Montes Claros (54 mil); Bocaiúva (12.650); Francisco Sá (12.500); Janaúba (12.150); Rio Pardo de Minas (10 mil); Jaíba (9.375); Porteirinha (8.575); Taiobeiras (7.600); Salinas (7.375); Espinosa (7.250); Coração de Jesus (6.750); São João do Paraíso (5.675); Grão Mogol (5.050) e Monte Azul (4.300).

As vacinas estão acondicionadas em frascos de 25 mililitros e devem ser conservadas à temperatura entre 2 a 8 graus centígrados. Em cada animal deve ser aplicada uma dose de um mililitro, independentemente do tamanho e peso. O animal deve ser vacinado a partir de três meses de idade, não tendo, segundo o Ministério da Saúde, contraindicação para fêmeas prenhas ou em lactação. A imunidade é estabelecida após 21 dias da vacinação e oferece proteção por um ano”, explica Ildenir Meireles.

Municípios da SRS de Montes Claros receberam 253 mil doses de vacinas para a campanha deste ano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

“Saúde física e mental” pauta o III Congresso Internacional
“Saúde física e mental” pauta o III Congresso Internacional
Santa Casa realiza Simpósio de Oncologia toráxica
Santa Casa realiza Simpósio de Oncologia toráxica
Norte de Minas inicia vacinação nesta sexta
Norte de Minas inicia vacinação nesta sexta
Captura de tela 2025-06-26 182640
SANTA CASA Mentes Caros participa de projeto “Saúde em Nossas Mãos” do Povais SMS"
Região terá R$ 38,9 mil para cirurgias eletivas
Região terá R$ 38,9 mil para cirurgias eletivas
No data was found
Importações mantêm pressão sobre produtores 
Fatura da conta de luz tem novo modelo 
Municípios mineiros enfrentam ameaça de crise financeira
FMF antecipa horário de partida entre Democrata e North
País bate recorde histórico nas exportações de frutas