Foi aberta oficialmente, na manhã de sábado (6/1), a exposição “Da Mesopotâmia ao Sertão: Uma Breve História da Cerveja”, realizada no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Com entrada gratuita, a mostra poderá ser conferida até o dia 27 de janeiro.
A solenidade de abertura da Exposição contou as presenças do pró-reitor de Extensão, professor Rogério Othon Teixeira Alves (representando o reitor, professor Wagner de Paulo Santiago); pró-reitor adjunto de Extensão, professor Marcelo Brito; e diretor do Museu Regional, professor Georgino Jorge Souza Neto. Também participaram os integrantes da nova diretoria Associação dos Cervejeiros Artesanais de Minas Gerais – Regional Norte/Acerva Norte de Minas, empossada na mesma data. A Acerva é parceira no evento.
O pró-reitor de Extensão, professor Rogério Othon Teixeira Alves, enalteceu a importância da exposição por divulgar a história da cerveja e a cultura cervejeira. “O nosso museu regional não se preocupa apenas com o passado, mas também com o presente. Ao apresentar a história e a cultura cervejeira, estamos colocando a questão em discussão. Assim como a universidade, o museu também é um local de produção do conhecimento. Este é o grande legado que deixamos para a sociedade”, enfatizou o próreitor.
Na oportunidade, os visitantes puderam conhecer a primeira etapa do processo da produção da cerveja artesanal, a “brasagem”. Foi proferida a palestra “Cerveja: a magia a partir de quatro ingredientes (água, malte, lúpulo e levedura). O tema foi abordado pelo mestre cervejeiro e empresário do setor Éder Queiroz Araújo, da Cervejaria Empírica.
A exposição “Da Mesopotâmia ao Sertão: Uma Breve História da Cerveja” prosseguirá aberta com acesso gratuito ao Museu Regional até o dia 27 de janeiro. Durante a mostra, por meio de painéis, imagens e vídeos, os visitantes podem conferir a história da cerveja desde o surgimento da bebida, na antiga Mesopotâmia, até os dias atuais.
Além de conhecer as etapas da produção da cerveja artesanal, o público tem contato direto com os ingredientes usados no processo, podendo sentir a textura e o aroma dos produtos, além de outras curiosidades da cultura cervejeira.
“O principal objetivo da exposição é apresentar ao público a história da cultura cervejeira no mundo, passando pelo Brasil, Minas Gerais e chegando a Montes Claros. Assim, será possível perceber como a história da cerveja dialoga com o desenvolvimento da humanidade até o seu processo civilizatório, mediando sociabilidades e afetos”, afirma o diretor do Museu Regional, Georgino Jorge Souza Neto.
Com a curadoria do Museu Regional, a exposição inédita conta com a parceria da parceria da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Minas Gerais – Regional Norte/ Acerva Norte de Minas e a organização das Cervejarias Mut, Empírica e Casa Nobre. “A exposição é importante para aumentar o conhecimento da população de nossa região sobre a cultura cervejeira demonstrando sua história, estilos e sua forma de produção”, afirma Alexandre Moura, novo presidente da Acerva Norte Mineira.
SERVIÇO:
Exposição “Da Mesopotâmia ao Sertão: Uma Breve História da Cerveja”
Onde: Museu Regional do Norte de Minas, Rua Coronel Celestino, 75, Centro de Montes Claros
Quando: de 6 a 27 de janeiro de 2024
Entrada: gratuita