[views count="1" print="0"]

Municípios celebram ingresso no Parlamento Jovem de Minas

O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) terá 150 municípios na edição de 2024, sendo 24 ingressantes e 126 já parceiros de outras edições.

O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) terá 150 municípios na edição de 2024, sendo 24 ingressantes e 126 já parceiros de outras edições. O programa de educação para a cidadania da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) continua despertando o interesse e ampliando sua rede. Foram 121 câmaras em 2022 e 132 no ano passado. Os municípios serão distribuídos em 20 polos regionais, os mesmos da edição de 2023. A Câmara Municipal de Montes Claros vai participar mais uma vez do PJ.

Quem está chegando agora comemora o ingresso no programa, que vai debater o tema Melhorias no Ensino Escolar. É o caso de Carla Chagas Rodrigues Meireles, coordenadora em Sabará (Polo Metropolitano). “Há um ano vínhamos ensaiando a entrada no PJ Minas. Estrear nossa Escola do Legislativo com um programa de peso, com apoio da ALMG, será muito bom”, prevê.

A escola na Câmara Municipal de Sabará foi criada no final de 2023, segundo Carla. E a equipe do PJ Minas por lá já está mobilizando as escolas locais. A coordenadora avalia o tema de 2024 como “necessário” e fácil de se trabalhar. “Nossa expectativa é muito grande. Precisamos da representatividade dos jovens na política, de discutir a cidadania.”

Em Muriaé (Polo Zona da Mata Norte), o PJ Minas chega para completar o projeto da Câmara Jovem, implantado recentemente, com a eleição de 17 vereadores de 15 a 18 anos. Desse total, 14 são mulheres, enquanto o Legislativo “oficial” tem apenas uma, como observa Sérgio Lanna Cerqueira, da coordenação municipal. A posse dos jovens será no próximo dia 5.

A mobilização para o PJ Minas começa agora, segundo Sérgio, mas já colhendo os frutos da mobilização para a eleição da Câmara Jovem. Assim, as escolas, por exemplo, já foram convidadas a ir ao Legislativo para conhecer a estrutura e o funcionamento. “O tema do ensino escolar também é muito atual e vai atrair o interesse”, aposta o coordenador.

Quem também se empolga com a possibilidade de melhorias no ensino escolar é a vereadora Juliana Ipólita Nogueira Franco, de Campestre (Polo Sudoeste). Professora há quase 30 anos, ela acredita que ideias simples vindas dos alunos podem resolver questões corriqueiras que vão se somando e acabam causando problemas nas escolas.

“Por trabalhar no ambiente escolar, sei que o PJ Minas vai abraçar a rotina dos alunos. Ainda mais agora, com o tempo integral, eles terão condições de desenvolver as dinâmicas do programa. E creio que a escola ficará feliz com o convite”, aponta Juliana. Segundo ela, tão logo os alunos retornem para as aulas, a mobilização será iniciada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Prefeitura promove oficina da natureza
Prefeitura promove oficina
Prefeitos se reuniram para instalação de consórcio
Prefeitos se reuniram para instalação de consórcio
Audiência discutiu criação de blocos regionais de saneamento
Audiência discutiu criação de blocos regionais de saneamento
Vereador chama atenção para apagão natalino
Vereador chama atenção para apagão natalino
Projeto Minas Pela Infância apoia municípios em políticas públicas
Projeto Minas Pela Infância apoia municípios em políticas públicas
ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG
ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG
Operação Natalina reforça segurança em todo o comércio de MOC
CDL e PM lançam Operação Natalina no hipercentro
Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca
Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca
Deputado provoca quebra-quebra na Câmara
TSE realiza cerimônia de entrega de prêmios nesta quarta
Infraestrutura lidera pauta de requerimentos aprovados
Câmara Municipal homenageia o North Esporte Clube com medalha
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
ALMG Sanciona Observatório Violência Mulher Minas
DPMG realiza 1ª reunião do Comitê Gestor do SOLAR
Montes Claros recebe encontro regional do PL nesta sexta-feira
Filarmônica de Varginha em turnê histórica 
Curso de Cinema da Unimontes celebra produções de alunos
Trem Ouro Preto/Mariana pode voltar 
Governo Federal reconhece situação de emergência pela seca
IFNMG homenageado pela Câmara de Montes Claros