O município de Montalvânia, no Extremo Norte, em parceria com a Emater, entregou 1 tonelada de sementes de feijão para serem distribuídas às associações rurais do município. O objetivo é incentivar a agricultura familiar, beneficiando pequenos produtores que tiveram dificuldade em superar a estiagem de 2023.
A entrega aconteceu por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Emater/ MG, quando foram distribuídos em sacos de 10 kg, ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), para que fossem entregues a presidentes de Associações Rurais do município, e assim, serem distribuídas aos pequenos agricultores atingidos pela estiagem. Os agricultores estiveram no Plenário da Câmara de Vereadores e contou com a presença do prefeito Fredson França; representante da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Raimundo Severo Sobrinho; presidente do CMDRS, Asuélio Costa da Silva; representantes da Emater/MG; presidentes de Associações Rurais e pequenos produtores rurais. Segundo o extensionista Agropecuário da Emater/MG, João França Sobrinho, as sementes são do tipo Imperial, testadas e aprovadas pela Emater, e de excelente qualidade e alta produtividade, e que uma vez plantadas a colheita acontece num prazo de apenas 70 dias.
França falou sobre a forma da distribuição totalmente transparente e justa, já que é feita por meio das associações de cada comunidade rural, que conhece as necessidades de cada um. O prefeito ainda orientou os pequenos produtores a se organizarem para comercializar seus produtos, pois mercado tem, como por exemplo o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, em que a Prefeitura adquire produtos da agricultura familiar de forma a fomentar o setor, fazendo com que aumentem suas rendas, fortaleça a agricultura familiar e com que o dinheiro circule no próprio município de Montalvânia.