De olho no Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI), na categoria Sub-16 (nascidos em 2009), que acontece nos dias 9 a 14 de julho, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, os garotos do Montes Claros Vôlei estão treinando forte para debutar no CBI. Vale lembrar que, pela primeira vez na história, a base de uma equipe de voleibol do Norte de Minas disputará a maior competição nacional. Uma chance para os norte-mineiros mostrarem o potencial em quadra, como conta o técnico Norberto Gorayéb.
“Os meninos estão treinando bem forte. Fizemos alguns amistosos, para poder ter uma noção de como está a nossa equipe. Acho importante os meninos terem a oportunidade de jogar contra esses times todos, que estão no topo das categorias de base: Sada Cruzeiro, Minas e Campinas. Com esse contato, vão ter uma noção real do nível do voleibol nacional”, destacou.
O ponteiro da equipe, Túlio Almeida, está animado para jogar. Ele ingressou ao elenco por meio da seletiva realizada pelo clube no ano passado. “É uma expectativa muito grande, ainda mais que sou muito novo. Tomara que seja muito bom”, disse.
Para o ponteiro/líbero, Ebert Jr, é um desejo de todos disputar um torneio dessa magnitude. “Meio que um sonho poder participar do Campeonato Brasileiro já com times grandes. É uma expectativa muito grande para nós. Com pouca idade, vamos jogar um Brasileiro Interclubes e, com fé em Deus, vai dar tudo certo”, afirmou.
SEDE EM UBERLÂNDIA
Para essa categoria, foram 35 inscritas, com teto de 16 times nas classificatórias das categorias Sub16, Sub-17 e Sub-19. Os meninos do MOC Vôlei terão na Chave A: Minas Tênis Clube-MG, Centro Olímpico-SP, Santa Mônica-PR, Clube do Remo-PA, Academia Vôlei-MG, Sada-MG, Desportivo-RN, Campo Vôlei-MS, Nosso ClubePE, Montes Claros-MG, Sport Recife-PE, Praia Clube-MG, Vôlei Renata-SP, Ceará Sporting-CE, Hien Kan-AM e Sogipa-RS.
Norberto reforça que o time fará testes contra adversários que estarão no campeonato no mês de julho. “Estamos nos organizando para fazer amistosos contra o Sada, Minas e Olympico. São times que vão participar do CBI também. Aí, teremos uma noção antes do Campeonato do que vamos enfrentar lá”, concluiu.
FORMA DE DISPUTA
De acordo com o regulamento, a fase classificatória terá quatro grupos de quatro equipes, com a obrigatoriedade de três sets jogados. A Fase Final, por sua vez, conta com os dois mais bem colocados de cada grupo, que avançam para as quartas de final, sendo 1A x 2D, 1B x 2C, 1C x 2B, 1D x 2A. Serão jogados em melhor de cinco sets, com as semifinais e finais decididas em melhor de cinco sets.
O sistema de disputa da Etapa Final, portanto, será todos contra todos na primeira fase, jogados em três sets obrigatórios. A fase final desta etapa será feita por cruzamento olímpico, com os quatro melhores colocados na classificação geral. As semifinais e finais serão jogados em melhor de cinco sets.