[views count="1" print="0"]

Montes Claros recebe projeto nacional

O SAMU E A SANTA CASA são parceiros na execução do projeto do Ministério da Saúde e da UFMG

Montes Claros, que na década dos anos 80 foi berço gerador de projeto que na Constituição de 1988 formalizou a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), volta a ser destaque nacional. Ela é uma das três cidades pioneiras do país que está iniciando a implementação de projeto do Ministério da Saúde (MS) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), voltado para a linha de cuidado ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) na fase préhospitalar. Além de Montes Claros, os Estados do Rio Grande do Norte e Espírito Santo foram selecionados para a execução, a partir deste ano, da fase piloto do projeto.

Na última sexta-feira (6/9), durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS), realizada por videoconferência com a participação de gestores de saúde e equipes técnicas da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e das Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora, foi aprovado o fluxo assistencial entre o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) e os hospitais Aroldo Tourinho, Dilson Godinho e Santa Casa. Essas instituições são habilitadas para a prestação de serviços de alta complexidade em cardiologia.

Referência técnica da Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde da SRS, Ludmila Gonçalves Barbosa explicou que “a iniciativa objetiva possibilitar aos serviços de urgência e emergência terem acesso rápido ao diagnóstico do infarto, antes mesmo do paciente chegar a um hospital”. O projeto envolve a implantação de sistema de telecardiologia nas ambulâncias de suporte avançado do SAMU. Por meio da telecardiologia, ainda durante o atendimento pré-hospitalar de pacientes com suspeita de estarem sendo vítimas de infarto, profissionais do SAMU obterão resultados de exames de Eletrocardiograma (ECG) num tempo médio de dois minutos.

 A emissão de laudos e de guias clínicas, bem como a assistência de teleconsultoria aos profissionais do SAMU será executada 24 horas por dia pelo serviço de telemedicina do Hospital das Clínicas da UFMG. O projeto também envolve a gestão e o monitoramento da assistência, bem como a capacitação presencial e online de equipes do SAMU e das portas de urgência e emergência dos hospitais.

No primeiro ano de implantação do projeto a previsão é de que 50 ambulâncias do SAMU serão equipadas em Montes Claros, no Rio Grande do Norte e no Espírito Santo com aparelhos de eletrocardiograma, com uso de aplicativo para captação de sinal e emissão de laudos. No segundo ano do projeto o número de ambulâncias equipadas aumentará para 205 e, no terceiro ano, para 450.

RESULTADOS

Com a implementação do projeto, o Ministério da Saúde e a UFMG pretendem obter como resultados o aumento do acesso de pacientes ao tratamento do infarto agudo do miocárdio de acordo com as diretrizes recomendadas e a redução do tempo de internação por meio da obtenção de diagnóstico rápido. Já com a aplicação de medicamento trombolítico (que desobstrui as coronárias) em vítimas de infarto ainda durante os atendimentos do SAMU, a expectativa é de que haja a redução de óbitos.

 Além disso, por meio da organização dos fluxos e monitoramento dos serviços de cardiologia de alta complexidade, a expectativa do Ministério da Saúde e da UFMG é de que ocorra a redução das complicações e internações tardias, além do atendimento de outras urgências cardiovasculares.

O SAMU E A SANTA CASA são parceiros na execução do projeto do Ministério da Saúde e da UFMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Região inicia uso de vacina mais segura
Região inicia uso de vacina mais segura
Vacina que protege bebês contra bronquiolite chega ao Brasil
Vacina que protege bebês contra bronquiolite chega ao Brasil
Cidade pede ao governo R$ 7 mi para hospital
Cidade pede ao governo R$ 7 mi para hospital
HDG destaca importância do Dia mundial de prevenção
HDG destaca importância do Dia mundial de prevenção
Mais de 90% dos municípios já aderiram à Política Estadual
Mais de 90% dos municípios já aderiram à Política Estadual
HDG promove ações no Setembro Amarelo
HDG promove ações no Setembro Amarelo
Região garante forte presença no II Seminário Estadual de Arboviroses
Região garante forte presença no II Seminário Estadual de Arboviroses
Médico alerta sobre o câncer de pênis
Médico alerta sobre o câncer de pênis
Nutricionista explica relação da dieta com saúde mental
Doença e os principais sintomas
Infertilidade pode impactar na saúde mental de homens e mulheres
Conheça os dez benefícios da couve
Estado inicia preparação para enfrentar dengue e chikungunya
Tratamentos do câncer no fígado
Causas, tipos e tratamento
Prevenção contra sinais e sintomas do câncer de pênis
Cidades do Norte de Minas elegem prefeitos indígenas
Governo amplia programa de qualificação profissional
União elege maior bancada na Câmara
HDG ministra palestra para alunos do Divina Providência
Incêndio atinge mata perto do Parque da Lapa Grande