LOGO NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS
[views count="1" print="0"]

Ministros anunciam reinício das obras de Jequitaí

Waldez Góes e Alexandre Silveira assinam o contrato de concessão do projeto

Paralisadas há oito anos, as obras do Projeto Jequitaí, no município homônimo, serão reiniciadas no começo de 2025. A garantia foi dada pelos ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes e das Minas e Energia, Alexandre Silveira, na tarde dessa quarta-feira, no Portal Eventos, em Montes Claros, durante a assinatura do contrato de concessão do projeto. Para eles, é um grande sonho que se tornará realidade, depois de mais de cinco décadas sem nenhuma solução, sendo transformador para Minas Gerais e todo o País.

O leilão, realizado em março deste ano, garantiu R$ 1,5 bilhão em investimentos para a execução do projeto, que vai permitir irrigação, reserva de água e geração de energia, beneficiando cerca de 150 mil pessoas da região, além de criar 84 mil empregos diretos e indiretos.

Silveira destacou que o projeto irá impulsionar o crescimento econômico em múltiplas frentes e estabelecer um ciclo virtuoso de desenvolvimento integrado e sustentável no Norte de Minas. Além de todos os benefícios, as duas barragens terão capacidade de gerar cerca de 20 MW de energia.

“É um momento realmente histórico para nós podermos levar vigor e vida, literalmente, ao povo do Norte de Minas. Porque água e energia são sinônimos de vida, e esse projeto de Jequitaí reúne os dois. Reúne água, turismo, reúne condições da gente irrigar mais, produzir mais e, com isso, da gente incluir mais a população e levar mais desenvolvimento”, disse o ministro de Minas e Energia. Silveira lembrou que o projeto é uma demanda histórica para combater os efeitos da seca na região e que, junto ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, do PSD, e demais parlamentares da região, trabalhou para que o projeto pudesse ser executado.

BARRAGENS – O Projeto Hidroagrícola Jequitaí consiste na implantação de barragens de usos múltiplos no Rio Jequitaí, além de sistemas que permitirão a irrigação de áreas para produção agrícola e a regularização da vazão do rio.

A localização abrange áreas dos municípios de Jequitaí, Francisco Dumont e Claro dos Poções, em Minas Gerais. Ela permitirá a reserva de água para abastecimento de até 19 municípios mineiros, incluindo Montes Claros, além de gerar outros benefícios, como o ecoturismo, lazer e psicultura.

O ministro Waldez Góes destacou a união de esforços para que o projeto possa, enfim, sair do papel. “O presidente Lula está realizando um dos maiores sonhos do povo mineiro, que é o Projeto Hidroagrícola de Jequitaí, esperada há 40 anos. O ministro Alexandre Silveira e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, lutam por esse projeto há muitos anos, colocaram recursos e, logo que eu assumi o ministério, o presidente Lula me recomendou a cuidar com muito carinho e brevidade desse projeto, que vai gerar desenvolvimento regional, garantir segurança hídrica, diminuir emissões, produzir alimentos, além de gerar emprego e renda”, afirmou o ministro do MDR.

CONCESSÃO – A concessão do Projeto Hidroagrícola Jequitaí foi realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e com a Secretaria Especial para o Programa de Parcerias de Investimentos (SEPPI) da Casa Civil. O COnsórcio Jequitaí foi o vencedor do leilão e será responsável pela execução do projeto.

Ministros anunciam reinício das obras de Jequitaí
Waldez Góes e Alexandre Silveira assinaram contrato de concessão do Projeto Jequitaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Ruy Muniz defende campanha de alto nível e propositiva
Ruy Muniz defende campanha de alto nível e propositiva
Amams discute recursos da assistência social
Amams discute recursos da assistência social
Candidato a prefeito da região é o segundo mais rico de Minas
Candidato a prefeito da região é o segundo mais rico de Minas
PT critica a administração e defende campanha propositiva
PT critica a administração e defende campanha propositiva
PT faz opção pela chapa puro sangue
PT faz opção pela chapa puro sangue
OAB firma parceria com o MP para eleições
OAB firma parceria com o MP para eleições
Ruy Muniz anuncia médica como a nova candidata a vice-prefeita
Ruy Muniz anuncia médica como a nova candidata a vice-prefeita
PT vai anunciar o vice nesta quinta
PT vai anunciar o vice nesta quinta
CCJ pode votar mudança de prazos de inelegibilidade nesta quarta-feira
Minas Gerais tem mais de 72 mil candidatos
Juiz eleitoral diz que candidato a prefeito não cometeu crime
Transferência pode ser solicitada até o dia 22
Sudene reprograma FNE e Minas receberá R$ 2,54 bi
MPMG lança terceira fase do Programa Minas para Sempre
Ex-ministro do Turismo comemora a construção do Centro de Convenções
Sudene beneficia indústria da região
Cruzeiro assimila o passado para tentar avançar na Sul-Americana
América defende invencibilidade em casa
Exportações enfrentam queda em faturamento e volume
Simulado do Enem garante vaga em universidades públicas
Sisema discute áreas prioritárias