[views count="1" print="0"]

Ministra anuncia renovação da frota do SAMU

Reunião em Brasília em que se discutiu melhorias para o SAMU Macronorte atender a população norte-mineira

Medida visa melhorar a prestação de serviços a mais de 1,7 milhão de pessoas na região

Renovar a frota do SAMU Macronorte para melhorar cada vez mais a prestação de serviços em sua extensa área geográfica no Norte de Minas. Foi o que ficou definido nessa terça-feira (26), em reunião em Brasília-DF, entre autoridades do Ministério da Saúde e representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun). Em pauta, novidades que beneficiarão a população da região, que é atendida pelo SAMU Macro Norte.

Participaram do encontro o presidente do Cisrun, Rômulo Carneiro, a diretora executiva, Zildete Souza, e a assessora jurídica, Roberta Soares, enquanto a ministra da Saúde, Nísia Lima, e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, representaram o Governo Federal.

Durante o encontro, que ainda contou com a presença do deputado federal Paulo Guedes, do PT, e de uma comitiva formada por prefeitos que compõem o Cisrun, foram anunciadas ações que beneficiarão a população de cerca de 1,7 milhão de pessoas que está na área de cobertura do SAMU Macro Norte.

Os presentes ouviram os representantes do Governo Federal dizerem ter ciência da importância do SAMU Macro Norte para a região, da qualidade do trabalho realizado e sobre a necessidade de investimento no serviço. Desta forma, foi solicitado, pelos representantes do Cisrun, um empenho para que possa haver a troca da frota do SAMU, uma vez que a última renovação dos veículos aconteceu no final de 2019.

Após acolher os pedidos da direção do Cisrun e dos prefeitos consorciados, a ministra afirmou que, nos próximos meses, haverá a atualização na frota de ambulâncias e que também haverá um investimento que possibilite a instalação de novas bases na área de atuação da instituição para a ampliação da cobertura do atendimento de urgência e emergência.

“Atualmente, o Cisrun conta com 60 ambulâncias nas nossas 45 bases descentralizadas implantadas no Norte de Minas. Como o serviço funciona 24 horas por dia, os veículos sofrem um desgaste maior devido às características da nossa região. As ambulâncias trafegam por vias não pavimentadas, enfrentam bancos de areia na seca e lama no período chuvoso, fazendo com que nossos veículos se deteriorem antes do tempo previsto”, disse o presidente do Cisrun, Rômulo Carneiro, sobre a importância da agilidade na renovação da frota de ambulâncias.


Assembleia aprova política de atenção à gagueira

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou de forma definitiva, durante a Reunião Ordinária dessa terça-feira (26), o Projeto de Lei (PL) 3319/22, da deputada Lenir, do PT, 1ª vice-presidente do parlamento, que institui a Política Estadual de Atenção à Gagueira e à Pessoa que Gagueja. Durante a tramitação na Assembleia, o projeto sofreu várias alterações em relação ao texto original.

Foi acatada recomendação da Comissão de Constituição e Justiça para retirar do texto original a instituição da Semana Estadual de Atenção à Gagueira e alterar a organização dos artigos.

Também foi incorporada recomendação da Comissão de Saúde para conceituar o atendimento multidisciplinar que deve ser oferecido às pessoas com gagueira. Este deverá ser entendido como “tratamento realizado por profissionais de diferentes áreas, com experiências complementares, que atuam de forma independente”.

A proposição estabelece definições relevantes para a efetividade da política, seus objetivos e princípios. O texto aprovado de forma definitiva foi aquele recomendado pela Comissão de Saúde no 2º turno. Além das mudanças anteriores, foram acrescentadas diretrizes como o combate à discriminação contra a pessoa que gagueja, o incentivo ao diagnóstico precoce da disfluência patológica e a capacitação de servidores da administração pública estadual para o correto e acolhedor atendimento de indivíduos com a condição.

A matéria define a gagueira como o distúrbio do neurodesenvolvimento que se inicia na infância, de origem multifatorial, em que a pessoa sabe exatamente o que quer dizer, mas apresenta interrupções no fluxo contínuo da fala devido a disfluências involuntárias e repetições, como repetições de sons e sílabas, prolongamentos e bloqueios, podendo gerar impacto biopsicossocial na vida do indivíduo que gagueja.

Os objetivos do projeto são os seguintes: divulgar informações e realizar campanhas, inclusive na comunidade escolar, sobre a gagueira, suas causas, seus possíveis tratamentos e a importância do diagnóstico precoce; sensibilizar a sociedade sobre os impactos na qualidade de vida da pessoa que gagueja e sobre a importância de seu acolhimento; e combater todo e qualquer tipo de discriminação e estigmatização da pessoa que gagueja; promover o acesso à atenção integral à saúde e o atendimento multidisciplinar da pessoa que gagueja.


AMM apoia a campanha de combate ao câncer de próstata

O mês já está quase acabando, mas ainda há tempo para mobilizar os homens mineiros para a sensibilização sobre os perigos do câncer de próstata. Esse é o objetivo do governo do Estado com a campanha “Novembro Azul” de combate ao câncer de próstata, lançada nesta quarta-feira. Dedicada à saúde dos homens, a campanha foi criada pela Política Lado a Lado pela Vida em 2011 e promovida anualmente.

O câncer de próstata, o mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,5% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo dados do Inca.

Conforme dados do Inca, o número estimado de casos novos de câncer de próstata no Brasil, para o triênio de 2023 a 2025, é de 71.730, correspondendo ao risco estimado de 67,86 casos novos a cada 100 mil homens.

Cuidados e sintomas:

  • A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, assemelhando-se a uma castanha, localizada abaixo da bexiga, e tem a função, em conjunto com as vesículas seminais, de produzir esperma.
  • Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e, quando alguns sinais aparecem, cerca de 95% dos casos já estão em fase avançada.
  • A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
  • Se apresentar os seguintes sintomas, procure um atendimento de saúde: dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes que o normal, presença de sangue na urina e diminuição do jato urinário.

Vereadores cobram mais obras de infraestrutura

A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou, em reunião ordinária dessa terça-feira, seis requerimentos, dos quais cinco voltados para a área de infraestrutura. O vereador Solange Magno, do PSD, solicitou ao Executivo que seja incluído nas obras do Programa de Desenvolvimento do Cidadão (PDC) o recapeamento asfáltico em toda a extensão da Avenida Olímpio Teixeira Guimarães, no Bairro Morada do Parque. A vereadora Graça da Casa do Motor, do União Brasil, cobrou uma reforma geral do calçadão da Praça.

A construção de um campo de futebol no lote público localizado entre as ruas Quarto-Hércules Veras Silva e Josefina Chaves, ao lado da Escola Municipal Geraldo Pereira de Souza, nos fundos do Ginásio Poliesportivo, no Bairro Regina Peres, foi solicitada pelo vereador Tony Dias, do PSD. Já a vice-presidente da Casa, vereadora Maria Helena Lopes, do MDB, pediu a ligação de água dos banheiros da Rodoviária, que foram reformados e ainda não tiveram a água religada.

Reunião em Brasília em que se discutiu melhorias para o SAMU Macronorte atender a população norte-mineira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Três pessoas morrem em acidente na BR-251
Três pessoas morrem em acidente na BR-251
Homem preso por matar irmão a machadada
HOMEM PRESO POR MATAR IRMÃO A MACHADADA
Policial penal mata esposa e filha em Januária
Policial penal mata esposa e filha em Januária
Operação contra abuso sexual infantojuvenil
Operação contra abuso sexual infantojuvenil
Pai preso suspeito de estuprar filha de 3 anos
Pai preso suspeito de estuprar filha de 3 anos
Quadrilha paulista é presa no Norte de Minas
Quadrilha paulista é presa no Norte de Minas
Motorista foge após atropelar motociclista e matar garupa
Motorista foge após atropelar motociclista e matar garupa
Telhado desaba e suspeito em fuga cai e acaba preso pela PM
Telhado desaba e suspeito em fuga cai e acaba preso pela PM
Abertas inscrições para o concurso da polícia penal
Motorista reserva de ônibus preso na BR-135 por tráfico
Suspeitos de furto e receptação são presos no Bairro Maracanã
PM combate o tráfico de drogas no Alto Rio Pardo
Idoso morre e neto dele fica ferido em acidente
Foragido da Justiça de Santa Catarina é recapturado na cidade
Mulher presa transportando drogas dentro de um pote
Adolescente apreendido com moto furtada do pátio do Detran
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251
Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência