O Ministério da Saúde publicou, na terça-feira (2/4), o resultado final da seleção de projetos da 11ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), por meio da Portaria nº 12, de 1º de abril de 2024. Foram selecionados 150 projetos com o tema equidade, que trazem propostas para desenvolver ações de fortalecimento do processo de integração ensino serviço-comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos projetos selecionados foi o “Equidade aos Montes”, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
Todas as regiões do Brasil foram contempladas, sendo selecionados 17 projetos do Norte; 45 do Nordeste; 17 do Centro-Oeste; 40 do Sudeste; e 31 do Sul. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), é uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação.
As secretarias de saúde e Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas sem fins lucrativos, que participaram da seleção, submeteram projetos que contribuem para formação de futuros profissionais, bem como para criação e ampliação das condições necessárias ao exercício da valorização dos trabalhadores e futuros trabalhadores no âmbito do SUS, em conformidade com o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras no SUS.