[views count="1" print="0"]

Minas cobra recursos de concessões ferroviárias proporcionais à sua malha

Além da repactuação das renovações antecipadas de concessões ferroviárias, Minas quer o cumprimento da legislação que assegura a contrapartida de recursos para investimentos proporcionalmente à extensão de sua malha ferroviária

Além da repactuação das renovações antecipadas de concessões ferroviárias, Minas quer o cumprimento da legislação que assegura a contrapartida de recursos para investimentos proporcionalmente à extensão de sua malha ferroviária. As reivindicações foram destacadas no debate público “Trens de Minas”, realizado nessa terça-feira, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O debate reuniu parlamentares estaduais e federais, prefeitos e outras autoridades.

Os deputados Tadeu Martins Leite, do MDB, presidente da ALMG, Oscar Teixeira, do PP, Antônio Carlos Arantes, do PL e Roberto Andrade, do PRD, e a deputada Lohanna, do PV, defenderam que Minas deve receber os recursos de acordo com a extensão de sua malha ferroviária.

O presidente da ALMG ainda pontuou o tema como urgente, devendo estar, por sua relevância, ao lado da discussão sobre a dívida de Minas com a União. “É inadmissível um Estado que tem 70% da malha da Vitória-Minas e 50% da MRS ficar com apenas 9% de recursos. Queremos nada mais do que justiça”, afirmou Tadeu Martins Leite.

O procurador da República Fernando Martins corroborou o posicionamento de que as verbas advindas das concessões devem ser destinadas exclusivamente para a melhoria da infraestrutura logística do Estado. Posicionamento semelhante ao de Danielle Bernardes, gerente-executiva da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), que defendeu a utilização desses recursos inclusive em rodovias e em terminais intermodais, como portos secos, para facilitar a logística de escoamento da produção.

Segundo Victório Semionato, representante da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), hoje, apenas 18% da carga movimentada no País está sobre trilhos, em contraste com nações mais desenvolvidas. Contudo, o Estado possui toda a infraestrutura e know-how para reverter esse processo voltado ao transporte rodoviário, como a única fabricante de locomotivas do Brasil, em Contagem, exemplificou.

Diretor de Relações Internacionais da MRS Logística, Luiz Gustavo Bambini ponderou que a empresa investiu muito em Minas nos primeiros 30 anos da sua concessão. Ele também assegurou que parte significativa do plano de repactuação é a aquisição de material rodante, locomotivas, fabricados no Estado, como comentou o diretor da Fiemg.

Sem desmerecer a demanda mineira pela redistribuição dos recursos das outorgas, Luiz Gustavo afirmou que grande parte dos investimentos assumidos pela MRS estão relacionados à integração de terminais intermodais, obras que, mesmo no Rio e em São Paulo, trarão reflexos positivos para a circulação de trens e a capacidade do modal de angariar cargas hoje nos caminhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca
Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca
Carlos Pimenta reforça Bancada Norte mineira Posse amplia articulação estratégica na Assembleia Legislativa
Carlos Pimenta reforça bancada Norte mineira
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
WhatsApp Image 2025-12-03 at 19.30.39 (1)
Montes Claros aprova Lei de Inovação e impulsiona era digital
Câmara de vereadores reconhece os 40 anos da ABMCJ
Legisladores reconhecem os 40 anos da ABMCJ
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Seminário debate direitos de quilombolas e comunidades
Seminário debate direitos de quilombolase comunidade
Carlos Pimenta retomará cadeira na ALMG após saída de Alencar
Carlos Pimenta retomará cadeirana ALMG após saída de Alencar
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
ALMG Sanciona Observatório Violência Mulher Minas
DPMG realiza 1ª reunião do Comitê Gestor do SOLAR
Montes Claros recebe encontro regional do PL nesta sexta-feira
TRE-MG discute estratégias para ampliar cadastramento na região
Elaboração de planos municipais de saneamento pauta workshop
Prefeito reafirma compromisso da cidade com o meio ambiente
Deputado exalta a importância do Cemig Agro
Agência móvel da Copasa chega a Montalvânia
Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia
Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca
Padre recebe Título de Cidadão Honorário
Bazar Presente reforça solidariedade em MOC