Com o objetivo de intensificar as ações voltadas para a erradicação da transmissão da sífilis congênita (de gestante para bebês), quinze municípios que compõem a microrregião de saúde de Janaúba/Monte Azul estão sendo mobilizados para realizar ações conjuntas dentro das ações do Outubro Verde, mês voltado para o enfrentamento da doença. A decisão foi anunciada sexta-feira (6), pelo médico e secretário municipal de saúde de Janaúba, Helvécio Campos de Albuquerque, durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS), realizada em Montes Claros.
Ainda na sexta-feira, o município de Janaúba abriu a atividades de mobilização da população, relacionadas ao Outubro Verde e ao Outubro Rosa, este voltado para o enfrentamento ao câncer de mama e de colo do útero. Centenas de pessoas participaram do lançamento das atividades. Vinte prédios públicos e monumentos receberam iluminação nas cores rosa e verde.
Durante a reunião da CIB-SUS, Helvécio Albuquerque ressaltou que “as secretarias municipais de saúde precisam intensificar as ações de enfrentamento à sífilis, uma vez que a transmissão da doença de gestantes para recém-nascidos se tornou uma epidemia. Se os municípios não intensificarem a busca ativa das pessoas portadoras da doença, por meio da realização de testes rápidos e da avaliação da situação de saúde das gestantes desde as primeiras consultas de pré-natal, não vamos acabar com o problema”, alertou.
Durante todo esse mês, a Secretaria de Saúde de Janaúba fará a busca ativa das gestantes por meio dos serviços de atenção primária, com a realização de testagem rápida; tratamento das mulheres que tiverem diagnóstico positivo para a doença; busca ativa dos parceiros para tratamento; acompanhamento do pré-natal e do parto na maternidade de alto risco e tratamento dos bebês infectados. ASCOM/PREFEITURA Municípios da Serra Geral estão sendo mobilizados para realizar ações conjuntas
“Vamos juntos dar um exemplo ao país e erradicar a sífilis congênita da nossa região”, frisa Helvécio Albuquerque. Além de Janaúba a microrregião é composta pelos seguintes municípios: Jaíba; Matias Cardoso; Porteirinha; Nova Porteirinha; Riacho dos Machados; Verdelândia; Pai Pedro; Serranópolis de Minas; Catuti; Espinosa; Gameleiras; Mamonas; Mato Verde e Monte Azul.
CENÁRIO – A fala do secretário na CIB-SUS aconteceu depois de apresentação de dados epidemiológicos da sífilis no Norte de Minas, feita pela coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS), Agna Soares da Silva Menezes.
Entre 2020 e 2022 foram notificados 491 casos de sífilis congênita na área de atuação da SRS, que compreende 54 municípios. Com isso, a taxa de detecção da doença no Norte de Minas é de 10,8 por mil nascidos vivos, enquanto que no Brasil esse índice é de 9,9 e, em Minas Gerais, de 8,9 por mil nascidos vivos.
Nesse contexto, observou Agna Menezes, os óbitos tendo como causa básica a menção à sífilis atingiu pico de nove casos notificados em 2021; um caso em 2022 e três registrados no ano passado.
“Diante desse cenário, resta aos municípios intensificarem as ações de mobilização da população no enfrentamento à sífilis, por meio da intensificação da realização de testes rápidos e de outras medidas importantes. Entre elas, o direcionamento de ações para grupos de maior vulnerabilidade, constituído por homens com idade entre 20 e 29 anos; qualificação do pré-natal, visando detectar a doença em tempo oportuno e, com isso, reduzir a possibilidade de transmissão da sífilis para bebês; ações voltadas para o público presente nas salas de espera das unidades de saúde, escolas e universidades”, pontuou a coordenadora.