Tendo em vista o desenvolvimento integral das crianças e dos jovens, a prática esportiva é trabalhada de forma saudável, com foco na aprendizagem de valores, na liderança, na convivência e na amizade. Os estudantes do Colégio Marista São José, em Montes Claros, participam de diversas atividades esportivas, das quais destacase o futsal, que é um esporte coletivo, disputado em quadra, no qual cada time tem cinco jogadores. Entre os benefícios físicos desse esporte estão o desenvolvimento das habilidades motoras, sociabilidade e competitividade, trabalho em equipe, respeito ao adversário e às regras do jogo, compreensão de como trabalhar em situações de dificuldade, de limitações próprias e do grupo. Proporciona a aquisição dos requisitos mínimos para um bom desenvolvimento das práticas, tendo em vista que o aprimoramento da técnica específica em cada modalidade exige uma conjunção de fatores individuais e coletivos.
Além disso, também trabalha a parte social do atleta, já que no futsal o estudante irá conviver com outros estudantes com os quais ele poderá acabar desenvolvendo amizades e ampliando suas habilidades sociais. E pensando nisso, durante as comemorações do dia de São José (março), patrono da Missão Marista no mundo, o Colégio Marista realizou várias competições, com destaque para o futsal.
Os jogos comemorativos contaram com várias categorias formadas por alunos do 5º, 6º, 7º e 8º ano, masculino e feminino. As disputas foram realizadas nos turnos matutino e vespertino. Para o professor e treinador João Bispo (Bonga), que também é ex-atleta, os jogos proporcionaram aos mais de 800 alunos e alunas muita diversão e alegria, com cada um torcendo para o seu time. Os jogos foram transmitidos ao vivo, internamente, pelo locutor esportivo Adeli Mendes, da Rádio Terra, com arbitragem do competente Zé Vicente.
Além dos jogos de futsal, o professor Bonga, com apoio da diretora Cristine Castro e Fernanda Câmara, juntamente com os colaboradores, também comandou outras atividades esportivas durante os recreios dos estudantes.