[views count="1" print="0"]

Maçonaria discute projeto com bancada do Norte

A Maçonaria, através do Conselho de Veneráveis do Norte de Minas (Convenorte), prossegue com a mobilização visando à construção do Hospital Regional do Trauma em Montes Claros, fundamental para desafogar o sistema de saúde da cidade e melhorar a prestação de serviços à população da área mineira da Sudene e até de parte da Bahia.

A Maçonaria, através do Conselho de Veneráveis do Norte de Minas (Convenorte), prossegue com a mobilização visando à construção do Hospital Regional do Trauma em Montes Claros, fundamental para desafogar o sistema de saúde da cidade e melhorar a prestação de serviços à população da área mineira da Sudene e até de parte da Bahia. Com este objetivo, reúne-se na manhã desta sexta-feira, na biblioteca da Universidade Estadual do Norte de Minas (Unimontes), às 8h30, com a bancada do Norte na Assembleia Legislativa, em busca de apoio político para sensibilizar o governador Romeu Zema, do Novo, a viabilizar o empreendimento. A estimativa é de que o projeto demande recursos da ordem de R$ 300 milhões para tirá-lo do papel.

Agendado pelo deputado Gil Pereira, do PSD, presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa, o encontro terá a participação do deputado Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho, do MDB, presidente do Legislativo. O parlamentar se dispôs a articular junto à bancada do Norte para apoiar o projeto, após conversa com o presidente do Convenorte, Ramon Ribas, que retomou a campanha para tentar viabilizar o projeto, pela sua relevância para a saúde da região, já que Montes Claros é referência no setor para extensa área geográfica desta porção de Minas.

Como a bancada estará na cidade para o Seminário Técnico Crise Climática de Minas: Desafios na Convivência com a Seca e a Chuva Extrema, Gil Pereira articulou a reunião com o Convenorte. Durante o encontro, Samuel Figueira, que elaborou o projeto há mais de 13 anos, ainda na condição de superintendente da Santa Casa, vai apresentá-lo com detalhes aos deputados e mostrar sua importância para a região, sobretudo em função do intenso tráfego da BR-251, com risco permanente de acidentes graves, para atender à demanda por vagas de internamentos. O problema crônico na cidade é a falta de vagas para atender à demanda crescente para internar pacientes.

A expectativa é de que na reunião, a Bancada do Norte anuncie apoio efetivo ao Hospital Regional do Trauma e inicie as articulações junto ao governador, na tentativa de sensibilizá-lo a cumprir o compromisso firmado com Montes Claros, na campanha eleitoral de 2018, de viabilizar o empreendimento. Este compromisso também foi firmado por seus antecessores, a começar por Antônio Anastasia, Alberto Pinto Coelho e Fernando Pimentel, do PT, que não o honraram. O governo do Estado anunciou a construção dos hospitais regionais, sem citar em nenhum momento o de Montes Claros.

Insatisfeita com a decisão do governo de excluir a cidade, a Maçonaria, por meio do Convenorte, retomou a campanha pelo hospital. Há poucos dias se reuniu com o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Junior, natural de Montes Claros, que hipotecou apoio à iniciativa, mas apontou a necessidade de apoio política da Bancada do Norte. Recentemente, o presidente da Assembleia recebeu o ex-superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio Souza e Silva e seu antecessor, Samuel Figueira, em seu gabinete, em Belo Horizonte, quando discutiram sobre o projeto. A reunião teve ainda a presença da deputada Leninha, do PT, 1ª vice-presidente da Casa.

Maçonaria discute projeto com bancada do Norte
Deputado Gil Pereira viabilizou reunião com a bancada para discutir projeto de hospital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca
Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca
Carlos Pimenta reforça Bancada Norte mineira Posse amplia articulação estratégica na Assembleia Legislativa
Carlos Pimenta reforça bancada Norte mineira
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
WhatsApp Image 2025-12-03 at 19.30.39 (1)
Montes Claros aprova Lei de Inovação e impulsiona era digital
Câmara de vereadores reconhece os 40 anos da ABMCJ
Legisladores reconhecem os 40 anos da ABMCJ
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Seminário debate direitos de quilombolas e comunidades
Seminário debate direitos de quilombolase comunidade
Carlos Pimenta retomará cadeira na ALMG após saída de Alencar
Carlos Pimenta retomará cadeirana ALMG após saída de Alencar
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
ALMG Sanciona Observatório Violência Mulher Minas
DPMG realiza 1ª reunião do Comitê Gestor do SOLAR
Montes Claros recebe encontro regional do PL nesta sexta-feira
TRE-MG discute estratégias para ampliar cadastramento na região
Elaboração de planos municipais de saneamento pauta workshop
Prefeito reafirma compromisso da cidade com o meio ambiente
Deputado exalta a importância do Cemig Agro
Montes Claros ganha neste sábado o Leo Clube
Agência móvel da Copasa chega a Montalvânia
Duplicação da BR 381 tem estudos 
Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia
Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca