[views count="1" print="0"]

Lula admite reiniciar obras de Berizal

Presidente se comprometeu em verificar o valor necessário de recursos para concluir a barragem

O presidente Lula, do PT, demonstrou interesse em retomar as obras da Barragem de Berizal, paralisadas desde 2 de julho de 2002 por falta de licenciamento ambiental. Durante visita a Montes Claros, na última sexta-feira, 29, ele recebeu a presidente do Consórcio Público Intermunicipal Multifinalitário do Alto Rio Pardo (Comar) e prefeita de Berizal, Talyane Alves Pereira, além do vice-presidente do consórcio, Joaquim Neres (“Kincas”), prefeito de Salinas.

Os dois o entregaram documento solicitando a retomada e conclusão das obras, mostrando a importância da barragem para a microrregião e para todo o Norte de Minas. Na ocasião, o presidente se comprometeu a analisar, junto ao Ministério da Integração Nacional, o valor necessário para concluir o empreendimento, que já tem 40% de sua estrutura executada, incluindo a galeria pronta. Talyane Alves e Kincas saíram otimistas do encontro com Lula.

A agenda do presidente em Montes Claros incluiu a inauguração da Acelen Park, que produzirá óleo de macaúba, evento que contou com a participação do deputado Zé Silva, do Solidariedade, responsável pelo pedido de audiência, além do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do PSD. No encontro, Talyane Alves Pereira entregou um ofício destacando que o Alto Rio Pardo está inserido no Polígono da Seca, no Norte de Minas Gerais, e reúne 19 municípios consorciados, somando mais de 280 mil habitantes.

“Devido à crise hídrica, toda essa população sofre com a escassez de água. A conclusão da Barragem de Berizal beneficiará milhares de pessoas, garantindo abastecimento, geração de renda e melhores condições de vida”, ressaltou a prefeita. Ela lembrou que a obra tem potencial para transformar a região em polo de produção de café irrigado, fomentar o turismo e permitir atividades esportivas náuticas.

O presidente Lula afirmou que discutirá o projeto com sua equipe e espera apresentar uma resposta positiva. “Foi uma reunião produtiva. Acreditamos que a retomada das obras é viável e pode se tornar um marco de desenvolvimento regional”, disse Talyane após o encontro.

INÍCIO – As obras da Barragem de Berizal, em Minas Gerais, tiveram início em datas variadas apontadas na imprensa, como 1988, 1997 e 1998, no entanto, as datações são conflitantes, e com paradas recorrentes, a barragem segue inacabada, com obras interrompidas por questões ambientais, financeiras e legais, mas houve uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) em 2020 que retirou a obra da lista de irregularidades graves e determinou a retomada de sua construção.

A fata falta de recursos e questões ambientais foram os principais motivos para a para lisação das obras da barragem. Houve alegações sobre a falta de estudos prévios e relatórios de impacto ambiental (EIA-Rima), além de preocupações com a desapropriação de terras e o alagamento de áreas de biodiversidade, como a vegetação de cipós.

A barragem, que visava abastecer várias cidades da região e impulsionar a economia, tornou-se um sonho inacabado para os moradores do Norte de Minas. Agora, a expectativas é de que sejam reiniciadas através de mobilização do Comar, que busca apoio do presidente Lula.

Presidente se comprometeu em verificar o valor necessário de recursos para concluir a barragem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca
Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca
Carlos Pimenta reforça Bancada Norte mineira Posse amplia articulação estratégica na Assembleia Legislativa
Carlos Pimenta reforça bancada Norte mineira
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
WhatsApp Image 2025-12-03 at 19.30.39 (1)
Montes Claros aprova Lei de Inovação e impulsiona era digital
Câmara de vereadores reconhece os 40 anos da ABMCJ
Legisladores reconhecem os 40 anos da ABMCJ
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Seminário debate direitos de quilombolas e comunidades
Seminário debate direitos de quilombolase comunidade
Carlos Pimenta retomará cadeira na ALMG após saída de Alencar
Carlos Pimenta retomará cadeirana ALMG após saída de Alencar
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
ALMG Sanciona Observatório Violência Mulher Minas
DPMG realiza 1ª reunião do Comitê Gestor do SOLAR
Montes Claros recebe encontro regional do PL nesta sexta-feira
TRE-MG discute estratégias para ampliar cadastramento na região
Elaboração de planos municipais de saneamento pauta workshop
Prefeito reafirma compromisso da cidade com o meio ambiente
Deputado exalta a importância do Cemig Agro
Montes Claros ganha neste sábado o Leo Clube
Agência móvel da Copasa chega a Montalvânia
Duplicação da BR 381 tem estudos 
Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia
Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca