LOGO NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS
[views count="1" print="0"]

Livro Parangolares homenageia artista plástico montes-clarense

O poeta e norte-mineiro e criador do Psiu Poético Aroldo Pereira em turnê nacional lançará seu novo livro 'parangolares', livro de poesia publicado pela editora paulistana 'Patuá e vem homenageando o artista plástico Raimundo Collares

O poeta e norte-mineiro e criador do Psiu Poético Aroldo Pereira em turnê nacional lançará seu novo livro ‘parangolares’, livro de poesia publicado pela editora paulistana ‘Patuá e vem homenageando o artista plástico Raimundo Collares, nascido em Grão-Mogol, viveu jovem em Montes Claros e residiu por muitos anos no Rio de Janeiro em diálogo permanente com Hélio Oiticica. A vida de Collares sempre foi sofrida e ainda mais conturbada no final, conforme perfil biográfico no site do Museu de Arte Moderna (SP).”Entre 1971 e 1973, viveu em Nova York, Milão e Trento. De volta ao Brasil, passando por dificuldades financeiras e psicológicas, afastou-se do circuito de arte. Apenas no começo da década de 1980 iria retomar a carreira. O lance trágico viria em seguida. Depois de uma longa relação poético-visual com os ônibus, acabou atropelado por um deles. Recuperando-se em Montes Claros, morreu em 1986 queimado na cama do hospital em um incidente até hoje sem explicação.”

O livro é um afeto, um afago ao artista plástico que é conhecido em várias partes do mundo, tem obras no museu de arte moderna carioca e tem obras também com vários colecionadores brasileiros e foi compadre do Aroldo Pereira.

A turnê de lançamento do livro tem acontecido; o poeta lançou o livro no Centro Cultural Patuscada no dia dez do mês de novembro, lançou em Belo Horizonte no dia primeiro de dezembro, lançou em Brasília-DF no dia dezenove de dezembro. Também com lançamento no evento Resgate da Alegria no dia vinte e dois de dezembro em Montes Claros. Em 2024 está com lançamento agendado em algumas cariocas, principalmente para o 31 deste mês na Lapa- RJ, entre 18 às 22 horas, lançamento com performance, momento de autógrafos e apresentações diversas com participações de poetas e performares cariocas.

O ‘parangolares’ faz parte de uma trilogia, tríade que o Aroldo Pereira vem desenvolvendo. O primeiro livro foi lançando pela editora carioca a Editora Sete Letras é o ‘parangolivro’ que é uma busca de diálogo com o grande artista Hélio Oiticica que também era amigo do Raimundo Collares. O ‘parangolivro’ ainda está sendo distribuído pela Editora Sete Letras em segunda edição. O ‘parangolivro’ foi adotado em vestibulares e agora o ‘parangolares’, segundo livro da trilogia, busca esse diálogo com Raimundo Collares grande artista da década de 70, final dos anos 60 e que atuou muito nesse cenário da vanguarda brasileira, o Raimundo Collares. E fechando a tríade, sai daqui a dois anos o livro ‘parangosário’ que vai ser um diálogo com o artista plástico Artur Bispo do Rosário. A poesia do Aroldo vem demonstrando esse afeto, essa força e essa busca junto aos artistas plásticos que foram marginalizados, mas que também criarão luzes imensas nas artes plásticas brasileiras o Hélio Oiticica, Raimundo Collares e o Artur Bispo do Rosário.

Artista Raimundo Collares sob o olhar do montes-clarense e criador o Psiu Poético, Aroldo Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Festas de Agosto têm extensa programação neste final de semana
Festas de Agosto têm extensa programação neste final de semana
Festas de Agosto movimentam Montes Claros com seus ternos de folias
Festas de Agosto movimentam Montes Claros com seus ternos de folias
Terceira Feira acontecerá em Diamantina no próximo mês
Terceira Feira acontecerá em Diamantina no próximo mês
Grupo Surubim e os Pocomã se apresenta nas Festas de Agosto
Grupo Surubim e os Pocomã se apresenta nas Festas de Agosto
III Cavalgada realizada em São Romão no final de semana
III Cavalgada realizada em São Romão no final de semana
MovCEUs: 13 veículos já entregues em todo o país
MovCEUs: 13 veículos já entregues em todo o país
Festas de Agosto começam nesta terça
Festas de Agosto começam nesta terça
Museu Regional abre exposição “Ventos Ancestrais: Tecendo Histórias”
Museu Regional abre exposição “Ventos Ancestrais: Tecendo Histórias”
Projeto torna as Festas de Agosto patrimônio imaterial
Januária recebe o espetáculo gratuito ‘O amor possível’
Artesãos de Maria da Cruz já podem obter carteira gratuita
Secretaria promove Festival de Cinema a partir de quinta-feira
Campanha Vire Carranca mobiliza população da bacia do Velho Chico
MPMG lança concurso de cartuns ‘Educação, Justiça e Arte’ para alunos
Cimams realiza oficina sobre a Lei Aldir Blanc
Téo Azevedo recebe homenagem do IHGMC
Cruzeiro assimila o passado para tentar avançar na Sul-Americana
América defende invencibilidade em casa
Exportações enfrentam queda em faturamento e volume
Simulado do Enem garante vaga em universidades públicas
Sisema discute áreas prioritárias