[views count="1" print="0"]

Legisladores reconhecem os 40 anos da ABMCJ

A ABMCJ lançará o livro Mulheres Contemporâneas - Desafios e perspectivas da liderança feminina

A Câmara Municipal de Montes Claros realizará nesta quinta-feira (4/12), às 19h, uma Reunião Especial marcada pela outorga da Placa Alferes José Lopes de Carvalho à Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – ABMCJ. A homenagem, proposta pelo vereador Wilton Dias, celebra os 40 anos de atuação da entidade e reconhece sua contribuição histórica para a defesa dos direitos das mulheres, o fortaleci- mento do Estado Democrático de Direito e a ampliação da presença feminina no sistema de justiça.

Durante a solenidade, a ABMCJ lançará o livro Mulheres Contemporâneas desafios e perspectivas da liderança feminina, obra organizada por integrantes da associação e construída a partir de vivências, pesquisas e discussões sobre equidade, representatividade e desafios enfrentados por mulheres que atuam nas carreiras jurídicas.

O evento contará com a presença de autoridades, representantes do Judiciário, membros da sociedade civil, associadas da entidade e convidados. Também será realizada a posse de novas integrantes, ampliando a representatividade da ABMCJ no Norte de Minas.

A força institucional da ABMCJ e seus propósitos A Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica é uma entidade nacional que, ao longo de quatro décadas, reuniu mulheres de todo o Brasil e de diferentes áreas do Direito para promover igualdade de gênero, ampliar espaços de liderança e defender prerrogativas profissionais. Sua missão se baseia na construção de um ambiente jurídico ético, inclusivo e representativo, princípios reafirmados no XXIV Congresso Nacional da ABMCJ, realizado recentemente em Belo Horizonte, quando integrantes de todo o país, além de representantes do Chile e Moçambique, discutiram justiça, gênero e inovação.

A presidente em Montes Claros, Gracyelle Almeida Rodrigues Bicalho, destaca que “celebrar 40 anos significa reafirmar o compromisso assumido pelas fundadoras em Belo Horizonte, onde surgiram as bases de uma entidade que hoje influencia políticas públicas, debates legislativos e práticas institucionais em defesa das mulheres”. Para ela, “o reconhecimento concedido pela Câmara simboliza o valor do trabalho coletivo e a importância da atuação feminina na transformação do sistema de justiça”.

A vice-presidente Patrícia Afonso Guimarães ressalta que “a ABMCJ atua de forma permanente na promoção da equidade, incluindo a defesa de listas paritárias nos tribunais, a ampliação da representatividade de mulheres negras, o incentivo ao uso ético da tecnologia e a proteção das prerrogativas profissionais. Ela destaca que dialogar com o poder público fortalece a construção de políticas alinhadas à democracia e aos direitos humanos”.

A secretária Fernanda Pereira explica que “a AB- MCJ também tem papel essencial na formação e no incentivo à participação feminina em cargos de decisão, estimulando liderança, capacitação contínua e integração entre diferentes carreiras jurídicas”. Segundo ela, “o lançamento do livro na Câmara reforça a importância de produzir conhecimento e dar visibilidade às trajetórias de mulheres que transformam seus espaços de atuação”.

A homenagem será um momento histórico para Montes Claros e para as mulheres da carreira jurídica, celebrando uma entidade que construiu, ao longo de 40 anos, um legado de luta, diálogo e compromisso com a justiça e com a equidade de gênero.

A ABMCJ lançará o livro Mulheres Contemporâneas - Desafios e perspectivas da liderança feminina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
WhatsApp Image 2025-12-03 at 19.30.39 (1)
Montes Claros aprova Lei de Inovação e impulsiona era digital
Câmara de vereadores reconhece os 40 anos da ABMCJ
Legisladores reconhecem os 40 anos da ABMCJ
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Seminário debate direitos de quilombolas e comunidades
Seminário debate direitos de quilombolase comunidade
Carlos Pimenta retomará cadeira na ALMG após saída de Alencar
Carlos Pimenta retomará cadeirana ALMG após saída de Alencar
Gil Pereira destaca liderança de MG na transição energética
Gil Pereira destaca liderança de MG na transição energética
IMG-20250813-WA0036
MONTES CLAROS SE PREPARA PARA O FUTURO
ALMG Sanciona Observatório Violência Mulher Minas
DPMG realiza 1ª reunião do Comitê Gestor do SOLAR
Montes Claros recebe encontro regional do PL nesta sexta-feira
TRE-MG discute estratégias para ampliar cadastramento na região
Elaboração de planos municipais de saneamento pauta workshop
Prefeito reafirma compromisso da cidade com o meio ambiente
Deputado exalta a importância do Cemig Agro
Assembleia vem debater combate à miséria
AMM divulga nota oficial sobre a privatização da Copasa 
Caxambu adota carruagens elétricas 
Abertas inscrições para o concurso da polícia penal
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Cruzeiro receberá o Botafogo nesta quinta-feira no Mineirão