Serviços digitais e presenciais param para atualização de sistemas
Usuários que precisam dos serviços da Previdência Social devem ficar atentos ao relógio. Desde ás 19h dessa terça-feira (27), o INSS inicia uma paralisação total de seus canais de atendimento que se estenderá até o dia 31 de janeiro. A medida interrompe o funcionamento do aplicativo e site Meu INSS, além do telefone 135, ocorrendo na Agência de Montes Claros na Rua Dom Pedro II, centro e de todo o País.
O impacto não se restringe ao mundo digital. Entre os dias 28 e 30 de janeiro, o atendimento presencial nas agências também estará suspenso. Para quem tinha compromissos marcados nessas datas, o órgão informou que novos horários deverão ser consultados pelos canais digitais ou telefone 135 apenas após o término da manutenção; será garantido o reencaixe em dias úteis para os segurados afetados. Além disso, mutirões realizados nos dois últimos finais de semana (17, 18, 24 e 25 de janeiro) já tentaram absorver parte dessa demanda antecipadamente.
Por que o sistema parou?
A interrupção é uma resposta direta à instabilidade severa enfrentada pela plataforma desde o dia 19 de janeiro. Segundo a Dataprev, o sistema sofreu um “apagão” causado por um volume de acessos três vezes maior que o habitual — saltando de 3,5 milhões para mais de 10 milhões de acessos diários.
Esse pico de acessos foi motivado por uma combinação de fatores: consultas sobre novos valores de empréstimos consignados (devido ao aumento do mínimo); exigência de biometria para desbloqueio de créditos; corrida dos usuários ao sistema após o anúncio de que o serviço ficaria fora do ar.
MODERNIZAÇÃO
A meta do Governo Federal com esta pausa de quatro dias é realizar uma migração de dados para uma estrutura tecnológica mais robusta. Em nota, o instituto justificou que a suspensão é o único caminho para garantir segurança e estabilidade futura, evitando os erros de login e carregamento que geraram uma onda de reclamações nas redes sociais na última semana.