O governo do Estado sinaliza que pretende retomar obras de asfaltamento de estrada no Norte de Minas, iniciadas no primeiro mandato do governador Romeu Zema, do Novo, mas paralisadas. A viabilização deste projeto foi compromisso assumido pelo chefe do Executivo mineiro, atendendo a reivindicações de lideranças norte-mineiras, uma vez que o projeto é importante para acelerar o processo de desenvolvimento socioeconômico desta porção do estado.
Com este objetivo, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) realizou, na manhã da última sexta- -feira, a abertura das propostas de preços para contratação de obras de complementação dos serviços de melhoramento e pavimentação das rodovias MG402 e MG-202, trecho Pintópolis – Urucuia, no Norte do estado. A licitação, referente ao edital 128/23, prevê a divisão dos 73 quilômetros de obras em dois lotes: o lote 1, com 21,753 quilômetros e o lote 2 com 51,440 quilômetros. A empresa Mais Construtora Ltda apresentou a melhor proposta para os dois lotes, sendo R$ 27.306.386,23 para o lote 1 e R$ 65.748.419,13 para o lote 2.
Na próxima fase da licitação, será analisado se a empresa apresentou as condições necessárias para efetiva contratação. O resultado do processo será homologado após aprovação da licitante em todas as etapas. Em seguida, o DER-MG poderá assinar o contrato e emitir a ordem de serviços. Se tudo correr como programado, as obras podem ser retomadas ainda neste semestre.
BENEFÍCIOS – As obras no trecho Pintópolis – Urucuia vão integrar a região Norte e Noroeste de Minas, os vales do Jequitinhonha e Mucuri e o Sul da Bahia, facilitando o transporte de grãos, que é a base da economia da região. Além disso, a expectativa é que, após a conclusão dos serviços, cerca de 100 mil pessoas sejam beneficiadas diretamente pela pavimentação do segmento.
“A pavimentação da MG402 e MG-202 é uma obra esperada pela população do Norte de Minas há décadas. A melhoria vai trazer benefícios logísticos e de segurança viária para toda região, além de diminuir significativamente o tempo de deslocamento no trajeto até Brasília, que poderá ter uma redução de mais de duas horas”, destacou o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares. Durante a execução dos trabalhos serão gerados cerca de 130 novos postos de trabalhos.