[views count="1" print="0"]

Governo se mobiliza para atacar efeitos da seca

Deputado coordena reunião na Amams para elaborar e discutir plano de socorro à região

Elaborar o Plano de Enfrentamento dos Efeitos da seca na área mineira da Sudene, que atinge sua fase mais crítica neste segundo semestre, com prejuízos expressivos à agropecuária. Este é o objetivo da reunião que será realizada nesta sexta-feira às 15h, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), com a participação de representantes do Governo Federal. O encontro terá a participação de prefeitos da região, que vão relatar o drama que vivem em seus municípios, em que centenas de famílias foram atingidas com a perda da agricultura de subsistência. O quadro se agrava mais ainda com a morte de animais, em função da falta de alimentos e de água. Por conta disso, os municípios tiveram estado de emergência.

A reunião, que será coordenada pelo deputado federal Paulo Guedes, do PT, presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, contará com a participação do corpo técnico e representantes dos Ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, com a participação do Banco do Nordeste, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), além de representante do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do PSD de Minas, deputados federais e estaduais para tratarem sobre as ações emergenciais que serão lançadas pelo Governo Federal no enfrentamento dos efeitos da longa estiagem que atinge as regiões Norte, Noroeste e Vales do Jequitinhonha e Mucuri de Minas Gerais.

Convidados, prefeitos, vereadores e demais lideranças a área mineira da Sudene participarão do encontro que tem como objetivo anunciar e debater o Plano de Enfrentamento dos Efeitos da Seca, que tem causado sérios problemas à região, afirma Paulo Guedes, frisando que tem trabalhado exaustivamente em Brasília- -DF, para que as ações do Governo Federal sejam efetivas. “Estamos vivendo um período de escassez de água e isso vem se agravando nos últimos 11 meses. Por isso, realizamos audiência pública na Comissão de Legislação Participativa e, junto ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, participei de diversos encontros com ministros para dialogarmos sobre o que podemos fazer para reduzir os efeitos das mudanças climáticas em nossa região e trazer mais qualidade de vida para nossa população”, enfatizou o parlamentar. Disse ainda que todo o Governo foi acionado e se mobilizou com extrema agilidade, atendendo pedido seu ao presidente Lula, do PT.

Os efeitos da seca em Minas Gerais preocupam, pois apenas no Norte de Minas são 70 municípios em situação de emergência por falta de água, sendo que as perdas para os produtores da região podem chegar a R$ 1,8 bilhão. “Tenho a certeza que boas notícias serão anunciadas em um momento tão grave como esse para a nossa população, sobre alimentação das famílias, dos animais que também sofrem, sementes para novos plantios e a participação do Banco do Nordeste para renegociar dívidas e liberar crédito para investimento. As regiões Norte, Noroeste e Vales do Jequitinhonha e Mucuri de Minas Gerais não podem parar. Por isso contamos com a participação de cada um de vocês na sexta-feira 22, a partir das 15 horas na Amams”, concluiu Paulo Guedes.

Governo se mobiliza para atacar efeitos da seca
Paulo Guedes coordena reunião que discute ações de socorro ao Norte de Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG
ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG
Operação Natalina reforça segurança em todo o comércio de MOC
CDL e PM lançam Operação Natalina no hipercentro
Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca
Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca
Carlos Pimenta reforça Bancada Norte mineira Posse amplia articulação estratégica na Assembleia Legislativa
Carlos Pimenta reforça bancada Norte mineira
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
WhatsApp Image 2025-12-03 at 19.30.39 (1)
Montes Claros aprova Lei de Inovação e impulsiona era digital
Câmara de vereadores reconhece os 40 anos da ABMCJ
Legisladores reconhecem os 40 anos da ABMCJ
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
ALMG Sanciona Observatório Violência Mulher Minas
DPMG realiza 1ª reunião do Comitê Gestor do SOLAR
Montes Claros recebe encontro regional do PL nesta sexta-feira
TRE-MG discute estratégias para ampliar cadastramento na região
Elaboração de planos municipais de saneamento pauta workshop
Prefeito reafirma compromisso da cidade com o meio ambiente
Deputado exalta a importância do Cemig Agro
Agro brasileiro no centro das discussões globais 
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Cidade registra média histórica de 200,7 mm
Uberlândia com bebês abaixo do peso 
ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG