[views count="1" print="0"]

Governo reforça compromisso com a sustentabilidade

Meio Ambiente aponta avanços nas políticas ambientais e compromisso com o desenvolvimento

Dirigentes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) participaram, nessa terça-feira, da abertura do IV Workshop de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Bioenergético Mineiro, realizado na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte. Em seus discursos, os gestores citaram avanços nas políticas ambientais e reforçaram o compromisso do Governo de Minas em idealizar, cada vez mais, um cenário favorável ao desenvolvimento sustentável.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, ressaltou a importância do setor bioenergético para a sociedade. Para ela, outros setores da economia devem seguir o exemplo da bioenergia, promovendo economia circular e reduzindo a emissão de poluentes.

“Este é um setor que ao longo do tempo foi evoluindo e, hoje, é exemplo de economia circular, pois não perde nada e tudo é reaproveitado. Essa é a tendência. O setor avançou, pois seguiu a gestão ambiental de sustentabilidade como o mundo espera de todos os setores da economia”, afirmou.

Marília destacou a produção de etanol como exemplo de sustentabilidade por parte do setor sucroenergético. Para a secretária, o uso do combustível renovável e de origem vegetal deveria ser utilizado em maior escala em veículos de passeio, ao invés de motores movidos a energia elétrica.

LICENCIAMENTO COM PREVISIBILIDADE – Outro ponto defendido pelos dirigentes do Sisema durante a abertura do workshop foi a adoção do licenciamento ambiental com previsibilidade ao empreendedor. Atualmente, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), que é responsável pela regularização ambiental em Minas, trabalha com análise de prazo e não em quantitativo de processos, criando, assim, um ambiente favorável a negócios, sobretudo sustentáveis.

É o que relatou o presidente da Feam, Rodrigo Franco. “Isso traz a previsibilidade, a governança e cria um ambiente favorável para que possamos ter sustentabilidade e desenvolver cada vez mais Minas Gerais, com mais etanol, mais açúcar, mais biometano”, disse.

Marília Melo, por sua vez, ressaltou que o tema foi bastante debatido durante a reorganização administrativa do Estado, no âmbito do Sisema, em 2023. No entanto, ela lembrou que há algo além do licenciamento que é observado pela sociedade: o desempenho ambiental dos setores econômicos. “O licenciamento é o início de um empreendimento, mas o desempenho ambiental dos setores é o que a sociedade quer de todos, especialmente dos setores econômicos”, concluiu.

PALESTRAS – Após a abertura, Marília ministrou palestra com o tema “Reorganização Administrativa do Estado, no âmbito da Semad”. Na ocasião, a secretária detalhou os principais pontos que reforçam o compromisso do Governo de Minas com a preservação ambiental e a sustentabilidade. Outras palestras foram ministradas no workshop nessa quarta-feira por dirigentes do Sisema sobre diversos temas, como o Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH) e intervenção ambiental no estado.

O workshop, que tem como objetivo promover o encontro de experiências existentes no setor sucroenergético, foi realizado pela Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig Bioenergia), em colaboração com a Gaia Consultoria Ambiental e a ONG Impar

Governo reforça compromisso com a sustentabilidade
Secretária Marília Melo ressaltou a importância do setor bioenergético para a sociedade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Encontradas quatro novas espécies de plantas
Encontradas quatro novas espécies de plantas
Audiência pública na Assembleia Legislativa em que se discutiu sobre a situação da Serra do Espinhaço
Audiência sugere rever licenciamento de empreendimento
Programa de aquisição de alimentos ganha destaque em avaliação de políticas públicas
Programa de aquisição de alimentos ganha destaque em avaliação de políticas públicas
Irrigação impulsiona a produtividade nas lavouras
Irrigação impulsiona a produtividade nas lavouras
Incêndios prejudicam 28 mil clientes na região
Incêndios prejudicam 28 mil clientes na região
Sustentabilidade eleva a qualidade do mel e preserva o meio Ambiente
Sustentabilidade eleva a qualidade do mel e preserva o meio Ambiente
PAT Espinhaço Mineiro lança guia para facilitar participação da população
PAT Espinhaço Mineiro lança guia para facilitar participação da população
Clima favorece safra mineira
Clima favorece safra mineira 
Clima ameno retarda maturação do tomate, mas oferta se mantém alta
Estudo da UFLA indica redução das chuvas em regiões cafeeiras de Minas
Cerca de 50 pessoas foram presas neste ano em Minas
Ácaros continuam sendo um desafio para os citricultores
Sisema discute áreas prioritárias
Lista preliminar aponta a ocorrência de 161 Espécies Exóticas Invasoras de fauna e flora
Aliados essenciais na proteção das florestas
Engenheiro agrônomo destaca ações essenciais para a saúde das plantas
Armazéns da Casemg serão implodidos 
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251