[views count="1" print="0"]

Governo amplia situação de emergência na região

Castigados pela seca, mais municípios do Norte de Minas podem recorrer ajuda da União

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa do Ministério da Integração Nacional publicou no Diário Oficial da União do dia 23 deste mês, a portaria 2.601, assinado pelo secretário nacional Wolney wolff Barreiros, que reconhece situação de emergência por causa da seca em 38 municípios mineiros, dos quais 14 do Norte de Minas e que ficam aptos a receber a ajuda federal, como a Operação Carro-Pipa e a renegociação das dívidas rurais. Os 14 municípios são: Brasília de Minas, Buenópolis, Coração de Jesus, Divisa Alegre, Janaúba, Lagoa dos Patos, Lassance, Matias Cardoso, Montes Claros, Patís, Pedras de Maria da Cruz, Salinas, São João da Lagoa e Várzea da Palma.

O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, o Nilsinho, lembra que com este reconhecimento todos municípios do Norte de Minas estão acobertados legalmente a receber o devido e necessário apoio da União dar assistência às centenas de famílias afetadas diretamente e que perderam a agricultura de subsistência.

O protocolo determina que o prefeito decrete a situação de emergência, que é homologado pelo estado e depois reconhecido pelo Governo Federal. O coordenador do Departamento de Defesa Civil da Amams, Sérgio Nassau informa que a Cedec de Minas Gerais, explica que com este novo decreto os municípios já podem começar a fazer o Plano Municipal de Distribuição de Água, para ter acesso a Operação Carro-Pipa, tendo em vista que a partir de agosto começa o período de estiagem.

Porém, o PMDA precisa estar com a data de criação de 2024 e que seja coerente com os dados dos afetados informados no formulário de Defesa Civil (FIDE). Nas ações de resposta no PMDA, precisam descrever o nome de todas as comunidades atendidas pelo município e que não poderão constar na lista que irá receber o complemento da Defesa Civil. As comunidades atendidas pelo Programa Água Doce também não podem entrar na lista a ser atendida pela Defesa Civil. Vale ressaltar que a Operação Carro- -Pipa como programa institucional e de políticas públicas acontecerá normalmente no período eleitoral para os municípios que cumprirem os requisitos da Defesa Civil e que estiverem com seus planos municipais atualizados e aprovados.

OPERAÇÃO – A Operação Carro-Pipa iniciou efetivamente a partir de 2012. O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), representado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), em parceria com o Ministério da Defesa/Exército, representado pelo COTER, criaram a referida Operação Carro-Pipa a fim de auxiliar as Ações de Defesa Civil Municipais, complementando a distribuição de água realizada pelas prefeituras nas regiões do semiárido brasileiro atingidos pela seca e estiagem.

No início, a Operação Carro-Pipa era temporária, acontecia nos momentos em que a seca e estiagem se prolongava, entretanto, com o passar do tempo, verificou-se a necessidade de realiza-la de forma contínua, haja vista o rigor do período de seca e estiagem, o crescente número de municípios incluídos e a confiabilidade do Governo Federal no trabalho do Exército. A fim de complementar a distribuição de água que está sendo realizada pelos governos estaduais e municipais nas regiões em situação de emergência e/ou calamidade pública, a partir da distribuição dos recursos alocados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) / Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC), Planejar, Coordenar e Fiscalizar, a busca, o transporte, a desinfecção e a distribuição de água potável para consumo humano, contando para isso com a utilização de carros-pipa contratados. Na região, a Operação Carro-Pipa é coordenada pelo 55º Batalhão de Infantaria.

Estado decreta emergência em novos municípios
José Nilson Bispo aponta importância dos decretos para municípios receberem apoio da União

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Eleitores de 40 anos acima são maioria
Eleitores de 40 anos acima são maioria
URNA
Audiência vai definir as urnas que serão auditadas no 1º turno
Futuro de Montes Claros será definido nas urnas
Futuro de Montes Claros será definido nas urnas
TSE dispõe de ferramenta para receber denúncias
TSE dispõe de ferramenta para receber denúncias
Justiça restringe campanha de vereador
Justiça restringe campanha de vereador
Eleitor terá transporte de graça para votar
Eleitor terá transporte de graça para votar
Mulher morre e bebê fica gravemente ferido
Mulher morre e bebê fica gravemente ferido
Força-tarefa em defesa das mulheres na política
Força-tarefa em defesa das mulheres na política
PRF está proibida de realizar bloqueio durante as eleições, diz Lewandowski
Confira o eleitorado com a preferência para votar
Fundo de campanha duplica recursos para candidaturas
Câmara avalia projeto que defende mulheres
Vereador volta a reclamar do serviço de transporte coletivo
Eleitores só podem ser presos em flagrante
TSE aponta queda no número de candidatos nas eleições 2024
Vereador denuncia descaso da Eco-135 com bairro Santo Amaro
PRF está proibida de realizar bloqueio durante as eleições, diz Lewandowski
Preso suspeito de tentativa de homicídio em Porteirinha
Motociclista morre após bater em cavalo
Operação Eleições 2024 vai ter 38 mil policiais atuando em MG
Maconha e armas apreendidas após mulher ameaçada acionar a polícia