Atlético e Botafogo medirão forças às 21h deste sábado (16), na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Galo é o nono colocado do Brasileirão, com 31 pontos, e busca uma vaga na Copa Libertadores de 2024. O Glorioso, por sua vez, lidera a competição nacional, com 51 pontos, e quer o título. Na rodada anterior à paralisação do futebol brasileiro para a Data Fifa, o Atlético empatou com o Athletico-PR (1 a 1) na Ligga Arena, em Curitiba. Já o Botafogo perdeu o clássico para o rival Flamengo (2 a 1) no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
PROVÁVEL ESCALAÇÃO DO ATLÉTICO – Duas baixas estão certas para o time mineiro diante do Glorioso: o zagueiro Jemerson e o atacante Hulk, que cumprirão suspensão automática. Lesionados, o zagueiro Igor Rabello, o meio-campista Alan Franco e o meia-atacante Igor Gomes não devem se recuperar a tempo de ficarem à disposição de Luiz Felipe Scolari para a partida. Por outro lado, o Galo conta com retornos importantes. O zagueiro Mauricio Lemos e o volante Battaglia cumpriram suspensão na 22ª rodada e devem voltar como titulares. O meio-campista Zaracho e o meia-atacante Hyoran, que se recuperaram de lesões durante a Data Fifa, também devem voltar a figurar entre os relacionados.
A principal dúvida na formação do Atlético está relacionada ao substituto de Hulk. Alan Kardec e Eduardo Vargas, jogadores de características significativamente distintas, são os mais cotados. Na lateral direita do Galo, Mariano e Saravia, como de costume, brigam por espaço. No meio-campo, se quiser conferir maior ofensividade ao time, Felipão pode optar pela entrada de Zaracho na vaga de Otávio. Sendo assim, a provável escalação do Atlético para enfrentar o Botafogo tem: Everson; Mariano (Saravia), Mauricio Lemos, Bruno Fuchs e Arana; Battaglia, Otávio (Zaracho) e Pedrinho; Paulinho, Pavón e Alan Kardec (Vargas).
BOTAFOGO – O técnico Bruno Lage tem três desfalques para enfrentar o Atlético. São eles: o lateral-direito Rafael (lesionado), o volante Patrick de Paula (lesionado) e o meio-campista Gabriel Pires (suspenso). Campeão brasileiro com o Galo em 2021, o atacante Diego Costa fez cinco jogos com o Glorioso – apenas dois como titular. No clássico contra o Flamengo, o jogador iniciou a partida como reserva. As principais dúvidas estão do lado direito do campo. Di Plácido e JP disputam vaga na lateral, enquanto Júnior Santos e Segovia batalham por espaço na ponta.
Dessa forma, a provável escalação do Botafogo tem: Lucas Perri; Di Plácido (JP), Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos (Segovia), Victor Sá e Tiquinho Soares.