Uma equipe de Fuzileiros das Trilhas de Janaúba esteve na Cachoeira do Rio das Gramas, ponto turístico muito visitado no município de Monte Azul. A equipe de expedição é composta por mais de 30 integrantes. A expedição organizada pelo Guia Turístico Raio e o integrante da equipe gorutubana, Dilson Dias, tem por finalidade conhecer os pontos turísticos do município e fomentar ainda mais a cadeia do ecoturismo na cidade.
Expedições e visitas como estas na comunidade rural do Rio das Gramas, são constantemente apoiados pelo Departamento de Turismo, que visa cada vez mais incentivar e desenvolver o Turismo, o Ecoturismo e o Turismo de Aventura em Monte Azul.
SERRAS – Cercada por belas serras, o município possui diversas cachoeiras, como a da Pajeú e as da comunidade de Laranjeiras e a do Boqueirão. A principal fonte de renda da população era o cultivo era algodão. Monte Azul dá acesso ao Pico Formosa, ponto culminante do Espinhaço no Norte de Minas, com 1.825 metros.
A cidade encontra-se localizada em área de transição pertencentes ao cerrado e caatinga no Estado de Minas Gerais. É um município tipicamente rural com mais de 22 mil habitantes e possui muitas cachoeiras e outras atrações como a Serra da Areinha na localidade rural de Montevidéu. As serras que cercam a cidade fazem referência ao nome do município, é de grande atração turística do lugar.
PONTOS TURÍSTICOS – O Parque Estadual Caminho dos Gerais está inserido nos municípios mineiros de Mamonas, Monte Azul, Gameleiras e Espinosa. Com área de 56.237 hectares, está situado na Serra Geral e é um prolongamento da Serra do Espinhaço. O local também possui destacada beleza cênica e potencial turístico.
A visão da Serra Geral que se “levanta” subitamente no horizonte de vastas planícies, conforme o gerente do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Alessandre Custódio Jorge, mais conhecido como Barrinha.
São realizados alguns eventos no Parque de Exposições, como réveillon, micaretas e exposições agropecuárias, as quais geralmente contam com leilões bovinos, shows musicais, exposições artesanais, concursos de culinária atraindo grande parte da população regional.
CACHOEIRAS – Uma trilha curta, de dificuldade moderada, de aproximadamente 30 minutos, chega-se à queda de água de aproximadamente 30 metros de altura que despenca do alto da serra. Suas águas escuras formam um bonito poço de águas cor de ferrugem.