O mês de maio se inicia com intensa programação nas escolas municipais de Montes Claros, que participam da campanha Maio Amarelo, de conscientização para a segurança no trânsito, e Maio Laranja, sobre a prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Na última quarta-feira, 8, estudantes da Escola Municipal Afonso Salgado participaram do lançamento da campanha Maio Amarelo, realizada pela Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans) e pela Polícia Militar de Minas Gerais.
A ação ocorreu na Transitolândia, instalada no pátio do 10º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Cintra, em Montes Claros, e contou com a presença do vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães; do tenentecoronel Luciano Magalhães Chaves, comandante do 10º Batalhão; do presidente da MCTrans, José Wilson Guimarães, além de estudantes do Colégio Tiradentes da Polícia Militar.
Durante o evento, que contou com a apresentação da Banda de Música da 11ª RPM, os estudantes receberam orientações sobre os cuidados no trânsito e também plantaram árvores na Transitolândia, espaço criado com objetivo de promover ações educativas para os jovens estudantes, inclusive com estrutura com as condições do trânsito real, que possibilita demonstrar às crianças como funciona a sinalização, como fazer a travessia segura nos locais onde há semáforo e faixa de pedestre e simulações de como proceder corretamente no trânsito.
Ao longo do mês, as ações serão multiplicadas nas escolas, que também contarão com atividades educativas em parceria com a VLI, controladora da via férrea da Ferrovia Centro-Atlântica, e a MCTrans, com orientações sobre atitudes seguras para interagir com a linha férrea.
Já a campanha Maio Laranja terá abertura oficial no dia 14 de maio, no Parque Municipal Milton Prates, com participação das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, Conselhos Tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Selo Unicef. Ao longo do mês serão realizadas blitzen educativas, palestras, rodas de conversa envolvendo a comunidade escolar e os conselheiros tutelares, e apresentações culturais e esportivas, tendo como centro a temática da campanha.