A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Montes Claros recebeu na quinta-feira (11), à tarde, em sua sede, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico do Estado Rodrigo Sampaio Melo, o tenente Melo, juntamente com entidades parceiras.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Montes Claros, Edilson Torquato e a presidente da Associação Industrial e Comercial (ACI), Gislane Lopes Pinheiro participaram do encontro.
Na visita o subsecretário, tenente Melo trouxe pautas relacionadas a representatividade junto do Governo e sobre a Liberdade Econômica e o Empreendedorismo a qual o governo de Minas tem procurado dialogar com instituições em especial no Norte de Minas Gerais. Na oportunidade, também foram levantadas pelos participantes, algumas pautas direcionadas ao secretário, como: a importância do fortalecimento das Compras Governamentais na região norte-mineira com intuito de fortalecimento do comércio na região, através das compras realizadas pelo Estado e pelas prefeituras, aplicando os privilégios para as micro e pequenas empresas regionais.
Além disso, ainda foi tratado sobre as dificuldades do empreendedor com relação a alta carga tributária do estado de Minas Gerais e “que acabamos competindo com outros estados que tem algumas diferenças tributárias menor do que Minas, o que enfraquece a economia do Estado, já que acaba levando recursos para outros Estados, como a Bahia, em detrimento da economia mineira”, afirmou o presidente da CDL montes-clarense, Ernandes Ferreira.
E foi levada também a pauta sobre a qualificação e formação de mão de obra técnica no Norte de Minas e da atração de mais indústrias e manutenção daquelas que já estão na cidade, e ter mais um apoio do Governo em cima dessa manutenção. O secretário tenente Melo trouxe a demanda sobre trabalhar novas formas de licitações de compras governamentais para evitar essa paridade tributaria, e ficou prontamente de fazer essa devolutiva com ação de desenvolvimento.
