O 2º-secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Alencar da Silveira Jr., do PDT, foi eleito pelo Plenário o novo conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE), na Reunião Ordinária desta quarta-feira, 27. O parlamentar, que está em seu oitavo mandato na Assembleia, recebeu 66 votos e muitos elogios de seus pares. A eleição será comunicada ao governador Romeu Zema, do Novo, para nomeação. A confirmação do deputado para o TCE abre vaga para o retorno do médico Carlos Pimenta, do PDT, à ALMG como primeiro suplente do partido. Desta forma, a bancada do Norte de Minas será reforçada e passará a contar com sete parlamentares.
O bom humor, qualidade do deputado exaltada por todos, marcou a eleição. Durante a votação, ele próprio votou em branco e depois pediu retificação, confirmando seu jeito brincalhão realçado nos discursos. Por acordo de líderes, a reunião foi destinada exclusivamente à escolha do conselheiro. Alencar da Silveira Jr. teve sua candidatura única ao cargo formalizada pelo Plenário em 10 de julho, quando foi lida comunicação da presidência do Legislativo informando a apresentação do nome do parlamentar, por meio do Requerimento 12.678/25.
No dia 15 de julho ele foi arguido e teve a indicação aprovada pela Comissão Especial destinada à avaliação do nome. O parecer, que considerou atendidos os requisitos constitucionais e regimentais para a habilitação do deputado ao exercício do cargo e deferiu o requerimento, foi aprovado por unanimidade em turno único. Em seu discurso após a votação, Alencar da Silveira Jr. lembrou as dificuldades e desafios da vida parlamentar. Citou uma passagem familiar como exemplo dos sacrifícios exigidos por aqueles que optam por esse caminho. Quando criança, sua filha Júlia fez um desenho da família, a pedido da escola, e retratou todos do convívio – a mãe, o irmão e até o cachorrinho de estimação. O pai, ela desenhou com um celular na mão.
“Foi isso que vivi nesses anos nesta Casa. Passamos mais tempo com os companheiros aqui do que com a própria família”. No exercício do mandato, segundo Alencar da Silveira Jr., o deputado abre mão de finais de semana, férias e convívios para se dedicar à população. “A sociedade precisa saber o que passamos”. Ele agradeceu a todos os deputados e servidores da Assembleia, responsáveis, em sua opinião, pelo reconhecimento da Casa como um dos melhores parlamentos do País. “Daqui saíram projetos que foram exemplos para o Brasil inteiro”, afirmou.
CORDIALIDADE – Além do presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite, do MDB, 21 deputados se pronunciaram para elogiar e desejar sucesso ao novo conselheiro do TCE: Carlos Henrique (Republicanos); Ulysses Gomes, Leleco Pimentel, Ricardo Campos e Doutor Jean Freire, todos do PT; Chiara Biondini, Adriano Alvarenga e Vitório Júnior, do PP; Grego da Fundação (PMN), Zé Laviola (Novo), Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), Carol Caram (Avante), Duarte Bechir e Tito Torres (PSD), Rodrigo Lopes (União), Lud Falcão (Pode), Doorgal Andrada (PRD), Gustavo Santana e Coronel Henrique (PL), Bosco (Cidadania) e Noraldino Júnior (PSB).
Tadeu Leite lembrou o jeito irreverente, conciliador e brincalhão do deputado, porém sempre correto, reconhecido por todos os colegas. “Você deixa, deixou e vai continuar deixando no Tribunal esse legado. Tenho certeza que vai continuar brilhando”, disse o presidente. Todos os deputados que se pronunciaram destacaram a forma leve como Alencar da Silveira Jr. trata os assuntos e as pessoas e, também, o cuidado e atenção que sempre dedicou aos deputados e servidores. “Poucos na Casa têm essa capacidade de cuidar com esse olhar de preocupação”, afirmou Ulysses Gomes.