[views count="1" print="0"]

DPU apoia parecer do CNE sobre educação de pessoas com autismo

O Conselho Nacional de Educação orienta medidas para assegurar inclusão e diversidade no ambiente escolar.

O Conselho Nacional de Educação orienta medidas para assegurar inclusão e diversidade no ambiente escolar. Nessa terça-feira (2), data em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, a Defensoria Pública da União (DPU) emitiu manifestação favorável ao Parecer nº 50/2023 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que apresenta medidas para assegurar uma educação de qualidade para estudantes com Transtornos do Espectro Autista (TEA).

O documento “NORTEAR: Orientações para o Atendimento Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista – TEA” destaca aspectos ligados à igualdade de oportunidades e à valorização da individualidade dos alunos. O parecer foi assinado pelos membros do Grupo de Trabalho de Proteção aos Direitos de Pessoas Idosas e com Deficiência (GTPID), com o objetivo de apoiar a aprovação do documento pelo Ministério da Educação.

O GT avalia que a não aprovação do texto pode representar um retrocesso social, “perpetuando e aprofundando as lacunas na proteção e promoção dos direitos dos estudantes com TEA, ante o desperdício de trabalho legítimo, profundo e extenso acerca da temática”.

Mais de 2,5 mil entidades e movimentos sociais assinam documento em que também manifestam apoio ao parecer. A homologação do texto, no entanto, não impede a continuidade do diálogo, o aprimoramento e a ampliação das políticas públicas para pessoas com deficiência.

ESTUDANTES – O Parecer nº 50/2023 (CNE) apresenta uma série de orientações baseadas em evidências científicas e práticas consolidadas no atendimento a estudantes com TEA, refletindo um esforço colaborativo entre especialistas, pesquisadores e profissionais da educação e da saúde. Dentre as orientações, está a elaboração de um planejamento educacional voltado ao estudante com autismo, incluindo avaliação individualizada, protocolos de conduta e a criação de Planos de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) e Planos Educacionais Individualizados (PEI).

Além disso, o documento discute a necessidade de adaptações curriculares, ambiente escolar acolhedor e estratégias pedagógicas inclusivas, que considerem a diversidade e individualidade de cada estudante. As adaptações curriculares e as estratégias pedagógicas inclusivas consideram as necessidades únicas de cada aluno, permitindo que todos tenham acesso ao conteúdo de forma equitativa.

Quanto à construção de um ambiente escolar acolhedor, enfatiza-se a inclusão dos estudantes e das famílias nas deliberações da comunidade escolar, reforçando a importância da participação destes grupos nos processos de elaboração das políticas educacionais.

O parecer “NORTEAR: Orientações para o Atendimento Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista – TEA” ressalta, ainda, a necessidade de uma formação continuada e aprofundada para todos os profissionais envolvidos, visando aprimorar habilidades e conhecimentos específicos para o atendimento educacional inclusivo desses estudantes.

DPU apoia parecer do CNE sobre educação de pessoas com autismo
A DPU emitiu manifestação favorável ao Parecer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Captura de tela 2025-06-26 181946
Estudantes de seis países e 21 Estados fizeram provas do Paes
Flávio Roscoe recebe homenagem em reconhecimento aos serviços prestados à cidade
Presidente da Fiemg recebe título de Cidadão Benemérito
A iniciativa terá duração de 18 meses e impactará diretamente as 47 superintendências de Ensino, inclusive, a de Montes Claros, Januária e outros municípios do Norte de Minas
Projeto busca construir educação antirracista nas escolas do Estado
Unimontes recebe ópera "La Serva Padrona" nesta quinta
Unimontes recebe ópera "La Serva Padrona" nesta quinta
Acadêmicos e professores do curso de Direito das Faculdades Unidas do Norte de Minas foram recebidos pelo Hospital Dílson Godinho em Montes Claros
Acadêmicos e professores do Curso de Direito Funorte assistem pacientes
UFMG cria duas licenciaturas em Montes Claros
UFMG cria duas licenciaturas em Montes Claros
INEMONTES conquistou a certificação do Centro de Referência
Unimontes conquista a certificação por empreendedorismo e inovação
A DEPUTADA Leninha abordará o tema “Aquilombar a Universidade” na roda de conversa
Unimontes abre evento “Negritudese Ancestralidades” nesta quarta-feira
IFNMG abre inscrições para preenchimento de 117 vagas
Estudantes debatem sobre as redes sociais e saúde mental
Unimontes abre inscrições para os cursos do “Trilhas do Futuro
Provas para cursos técnicos do IFNMG serão aplicadas no domingo
IFNMG oferta 200 vagas gratuitasde FIC em curso gratuito para MEI
Estudantes do Colégio Marista São José celebram as tradições no Dia do Folclore
IFNMG oferta curso gratuito e a distância de monitor de uso
Inscrições para cursos gratuitos pelo Pronatec terminam no dia 13
Agro brasileiro no centro das discussões globais 
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Cidade registra média histórica de 200,7 mm
Uberlândia com bebês abaixo do peso 
ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG