Atendendo convite do presidente da Regional Norte da Fiemg, Adauto Marques, o diretor de Gestão de Fundos e de Atração de Investimentos da Sudene, Heitor Freire, veio a Montes Claros, nessa quinta-feira (14/9), para participar da Abertura da 28ª Feira Nacional da Indústria, Comércio e de Serviços (Fenics) e da 20ª edição do Minascon, que estão acontecendo no Parque de Exposições João Alencar Athayde.
Antes, o dirigente da autarquia foi convidado a visitar as obras de construção das unidades da Cristália e da Eurofarma, dois grandes laboratórios farmacêuticos que estão se instalando na cidade, fortalecendo o Polo Farmacêutico.
Integraram ainda a comitiva, o deputado federal Delegado Marcelo Freitas, o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, a presidente da ACI, Gislayne Lopes Pinheiro, o presidente e o vice da Sociedade Rural de Montes Claros, José Henrique Veloso e Moacir Basso, e o superintendente da Santa Casa de Montes Claros, Maurício Sousa e Silva, que também é vice-presidente da ACI, entre outros.
Nas obras da Cristália, a comitiva foi recebida pelo vice-presidente de Relações Institucionais, Odilon Costa, e pelo vice-presidente de Operações, José Carlos Módolo, que mostraram como está o andamento das obras, cuja previsão de entrada em operação, da primeira fase, é no segundo semestre do ano que vem. Responsável pela produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) de diversos medicamentos, a previsão da empresa é produzir, na unidade em Montes Claros, cerca de 500 milhões de comprimidos/mês.
EUROFARMA
Nas obras da Eurofarma, considerada a maior obra privada da América Latina, o anfitrião foi o diretor-executivo Walker Lahmann. Ele detalhou a operação da empresa em Montes Claros, quando estiver em operação, produzindo aqui, inclusive, o medicamento Benzetacil, um antibiótico injetável utilizado para tratar infecções bacterianas causadas por microrganismos sensíveis à penicilina G, a exemplo de inflamações na garganta, como amigdalites e faringites, entre outros.
O diretor da Sudene, Heitor Freire, se mostrou admirado com o que viu sobre os dois laboratórios e destacou os “bons ventos” que sopram indicando uma nova “revolução industrial” em Montes Claros e reforçou o apoio da Sudene com os incentivos que tanto ajudam na implantação das empresas. Segundo Freire, “vai retornar mais vezes a Montes Claros para trazer a Sudene e seus incentivos para mais perto”.
Presidente da Regional Norte da Fiemg, Adauto Marques demonstrou a satisfação pelo atendimento ao seu convite pelo diretor da Sudene e destacou que “tudo que tem sido construído aqui é graças ao trabalho de muita gente competente e a facilidade de acesso, não só aos incentivos da Sudene, mas também do Governo do Estado e do governo municipal”.