Lançado em 2024, apesar dos desafios a serem ainda superados pela concessionária de energia elétrica, como as ligações de novas micro e miniusinas de energia solar (geração distribuída – GD), o programa tem caminhado no seu objetivo de melhorar a qualidade e a disponibilidade do fornecimento às localidades e produtores rurais mineiros.
A empresa estatal, representada por seu vice-presidente, Marcos Montes, dentre outros técnicos, informou que foram instaladas 76 bases descentralizadas nas regiões do Estado, além de realizados mais de 120 mil atendimentos, incluindo ocorrências emergenciais e manutenção preventiva, o que resultou em redução à metade nas reclamações dos seus clientes rurais, entre janeiro e julho de 2025. Foram também convocados mais 220 eletricistas e adquiridas 83 novas caminhonetes. Canal exclusivo foi criado para o produtor rural: 0800-721-6600.
FORÇA DO AGRO – “A solicitação é de agilidade a todos os processos técnicos e investimentos da Cemig que levem a energia elétrica ao campo, em quantidade e qualidade no fornecimento. Assim, poderemos aumentar a forte produção agropecuária mineira, incluindo a agricultura familiar, e suprir tanto o mercado interno quanto o setor de exportação, com geração de mais empregos, renda e receitas para que os municípios apliquem em saúde, educação e infraestrutura para a população”, declarou o deputado Gil Pereira.
INOVAÇÃO E TRANSIÇÃO ENERGÉTICA – Ao destacar o papel histórico como “maior indutora do desenvolvimento de Minas Gerais”, graças ao corpo de funcionários e dirigentes da concessionária, Gil Pereira citou algumas das suas inovadoras e importantes iniciativas também relacionadas à transição energética.
“Além do Programa Minas Trifásico e das 200 novas subestações (143 realizadas) que continuam a ser construídas, merece destaque o Cemig Troca seu Motor, com bônus de 40% ao produtor na substituição de equipamentos obsoletos. O projeto Prédios do Amanhã (eficiência energética) busca a modernização das instituições públicas municipais, incluindo escolas rurais”, ressaltou Gil Pereira.
Também participaram da reunião, ao lado de vários parlamentares, incluindo o presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria, Raul Belém: a superintendente de Desenvolvimento do Agro e Parcerias Sociais da Cemig, Cicéli Martins Luiz; o assessor especial, Márcio Kangussu; o gerente estadual da Agricultura Familiar e Agronegócios do Banco do Nordeste (BNB), Evacir de Oliveira Júnior; o diretor de Infraestrutura da Emater-MG, Vitório Alves Freitas; o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG); e a Assessora Técnica no Sistema Faemg / Senar, Aline de Freitas Veloso.
AUDIÊNCIA – O Programa Cemig Agro foi tema de audiência conjunta realizada nessa terça-feira, 9, pelas comissões de Agropecuária e Agroindústria e de Minas e Energia, esta última presidida pelo deputado Gil Pereira.