O Departamento Penitenciário de Minas Gerais lançou a coletânea “Nas Sendas das Aldravias” – um compilado de poesias minimalistas escritas por custodiados do sistema prisional mineiro. A iniciativa é uma parceria da Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil (ALACIB-Mariana), com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
O e-book, que está disponível gratuitamente, foi produzido pela Diretoria de Ensino e Profissionalização do Depen-MG e contou com o empenho dos profissionais de educação de dezenas de unidades prisionais e Apcs’s participantes do projeto. O lançamento da coletânea contou com dois momentos: uma roda de conversa com as pessoas privadas de liberdade no Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto – unidade precursora do projeto – e o segundo momento, realizado na chefia de gabinete do Depen, com a entrega da coletânea em seu formato impresso pelos parceiros do projeto.
NAS SENDAS DA ALDRAVIA – Nas Sendas da Aldravia é um trabalho que apresenta a aldravia, uma forma poética genuinamente mineira composta por seis versos univocabulares; apresenta também o seu contexto histórico, conceitual e metodológico, bem como fomenta o processo criativo e a multidisciplinaridade. As oficinas e palestras foram ministradas pelos poetas e educadores Andreia Donadon e José Benedito Donadon Leal.
Os servidores e colaboradores voluntários foram capacitados para realizar a multiplicação do aprendizado para as unidades prisionais e APACs de Minas Gerais, potencializando, dessa forma, as práticas sociais educativas não-escolares, promovendo por parte dos custodiados o prazer pela leitura e pela escrita, independentemente do nível de escolaridade e do vínculo com a educação básica.