A irregularidade do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro propiciou ao time se ver embolado na luta contra o rebaixamento. O pior dos cenários para o time de Ronaldo Fenômeno aconteceu com a vitória do Vasco sobre o América. Com o resultado, o Bahia entrou para o Z-4, o que fez a distância do time mineiro para a zona cair para quatro pontos. O Cruzeiro tem 29, e o Bahia está com 25, na 17ª posição. Em 18º está o Santos, com 24 pontos. Fora do Z-4, Vasco e Goiás estão com 26 pontos, cada um. Com um jogo a menos, o campeão da Copa do Brasil, São Paulo, tem 28. Com 29 pontos, assim como o Cruzeiro, estão Internacional e Cuiabá. Com um ponto a mais está o Corinthians.
Se vencer o América-MG, o Cruzeiro chegará aos 32 pontos e, no melhor dos cenários (tropeços de Cuiabá e Corinthians), subirá duas posições, chegando ao 10º lugar. Na pior hipótese, com derrota e ainda vitórias de São Paulo, Internacional e Vasco, perderá três posições, caindo para o 15º lugar.
Até por isso, o jogo contra o América-MG, no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Mineirão, passa a ser ainda mais importante. Depois do clássico, o time ainda terá o confronto direto com o Cuiabá, na Arena Pantanal, em 14 de outubro, data Fifa. O Cruzeiro vem de irregularidade no Campeonato Brasileiro. O time é o que está há mais tempo sem conseguir uma sequência de vitórias na temporada. Para este ano, a gestão de Ronaldo Fenômeno colocou como objetivo principal da temporada firmar-se na Série A e, posteriormente, a conquista de uma vaga na SulAmericana de 2024. A meta é fazer 53 pontos.