Após a pausa do Campeonato Brasileiro para os jogos da Data FIFA, Cruzeiro e Cuiabá se enfrentam nesta quinta-feira (13/6), às 19h, no Mineirão, pela oitava rodada do Brasileirão. O time celeste vem de uma derrota para o São Paulo e busca uma reabilitação imediata diante de seu torcedor. Já a equipe cuiabana conquistou sua primeira vitória na competição na última rodada, diante do Criciúma, e quer continuar somando pontos.
CRUZEIRO – Há dez dias, o Cruzeiro foi derrotado pelo São Paulo na última rodada do Brasileirão, no Morumbi, pelo placar de 2 a 0. Contudo, o revés para seu algoz histórico não apaga o momento de evolução da equipe de Fernando Seabra, que havia emplacado uma sequência de cinco vitórias consecutivas antes do jogo contra os paulistas. Apesar da derrota, a Raposa dominou boa parte do jogo até a expulsão de Marlon, determinante para o resultado do confronto.
Diante do seu torcedor, o Cruzeiro busca agora a reabilitação. Segundo o perfil oficial do time estrelado, foram vendidos pouco mais de 20 mil ingressos até o momento. A expectativa é que tenham cerca de 30 mil torcedores no Mineirão na noite desta quinta-feira. Em caso de vitória, a equipe mineira alcança os 13 pontos e pode chegar até a 5ª posição, a depender do número de gols marcados.
DESFALQUE – O atacante Arthur Gomes voltou a reclamar de dor muscular e deve ser desfalque do Cruzeiro contra o Cuiabá. No dia 27 de maio, a Raposa informou que Arthur havia sofrido um edema muscular na coxa esquerda. Depois de alguns dias de tratamento, o ponta-esquerda voltou aos treinos em 6 de junho. Entretanto, o jogador voltou a reclamar de dor, e, com isso, ficará fora contra o Dourado.
Por causa da contusão, Arthur Gomes ficou fora do jogo contra a Universidad Católica de Quito, na última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. A partida foi disputada no dia 27 de maio, no Mineirão, e o Cruzeiro venceu por 1 a 0. Nessa terça-feira (11/6), o jogador trabalhou internamente na Toca da Raposa II. Arthur não esteve no gramado por precaução, e por isso ficou fora das atividades de Fernando Seabra.
CUIABÁ – O Cuiabá finalmente espantou seus fantasmas no Campeonato Brasileiro. A amarga sequência de seis partidas sem vencer ou ao menos marcar um gol foi interrompida com uma grande vitória diante do Criciúma pelo placar de 5 a 2, fora de casa. Foi o maior placar já construído pelo Dourado desde sua primeira participação na Série A, em 2021.
Um dos protagonistas para o primeiro triunfo da equipe mato- -grossense e destaque do time é o paraguaio Isidro Pitta, que tem ocupado o título de “homem-gol” do Cuiabá. O atacante abriu caminho para a primeira vitória no Brasileirão e ampliou os números da temporada mais goleadora da carreira, com 15 gols em 32 jogos. Caso vença, o Dourado chega aos 7 pontos e pode deixar a zona de rebaixamento da competição, dependendo dos resultados de seus adversários.
RETROSPECTO – Nas poucas vezes em que estiveram frente a frente, o cenário do confronto é amplamente favorável à equipe do Mato-Grosso. Foram quatro partidas disputadas, sendo duas pela Série B e outras duas na primeira divisão. São duas vitórias do Cuiabá, dois empates e nenhuma vitória do Cruzeiro.
ARBITRAGEM: Marcelo de Lima Henrique (RJ), auxiliado por Renan Aguiar da Costa (CE) e José Moracy de Sousa e Silva (CE) – VAR: Charly Wendy Straub Deretti (SC)
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
CRUZEIRO: Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Pereira; Álvaro Barreal, Gabriel Verón e Rafa Silva. Técnico: Fernando Seabra.
CUIABÁ: Walter; Railan, Marllon, Alan Empereur, Ramon; Lucas Mineiro, Denilson, Max; Jonathan Cafu, Clayson, Isidro Pitta. Técnico: Petit.