O Natal é a melhor data de vendas para o comércio varejista. É o período de confraternizações mundialmente comemorado com trocas de presentes. Levados pelo apelo emocional neste período, os consumidores são envolvidos por um clima festivo gerando um momento de grandes expectativas. A data tem como característica a multiplicação de efeitos, afinal, movimenta diversas cadeias produtivas, fazendo desta, a data mais rentável para o comércio.
A corrente de compras de bens encontra-se formada, com diversas possibilidades para lojas, supermercados, salões de festas, serviços de beleza e estética, serviços de comunicação, turismo, buffet, etc. Diante deste cenário é importante que os empresários oportunizem essa boa fase, principalmente diante de um público disposto a consumir, haja vista que, segundo levantamentos de intenção de consumo o Natal 2023 tende a ser o melhor dos últimos cinco anos para o varejo.
HORÁRIO ESPECIAL – Para tanto, é momento de aproveitar o ambiente de negócios da melhor forma, principalmente no tocante a adesão ao horário especial de funcionamento do comércio que foi elaborado pelo Sindcomércio, permitindo que os estabelecimentos funcionem em jornada extra até às 22 horas, assegurando dessa forma, o atendimento de toda a demanda do período natalino, revela em Montes Clarros, ao NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS, o presidente Glenn Andrade.
Segundo ele, o Sindcomércio Montes Claros, filiado a Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais, realizou esta pesquisa com o objetivo de captar a percepção, as estratégias e as tendências a serem adotadas pelos empresários de Montes Claros, com vistas a melhor aproveitar todas as possibilidades de negócios ofertados pelo Natal, podendo inclusive, garantir aos empresários um instrumento de mercado que possa lhes auxiliar no planejamento de ações a serem adotadas nesse período.
Com o pagamento do 13º salário, sobretudo, da segunda parcela a ser paga até o dia 20 de dezembro, o setor comercial de Montes Claros deverá intensificar as vendas, uma vez que, 75 % dos entrevistados afirmaram que os consumidores irão as compras a partir do recebimento da 2ª parcela, sinalizando, contudo, que haverá um grande fluxo de pessoas propensas ao consumo.
Segundo levantamento, 95% dos entrevistados afirmaram que serão beneficiados com o horário especial de funcionamento do comércio que possibilitará atender com mais conforto, tempo e comodidade o grande fluxo de pessoas que vão às compras nesse período, sobretudo, aqueles que não tem disponibilidade de tempo, para que o façam em horário alternativo, reforça Glenn Andrade ao NJN.
A data impacta positivamente 82% do comércio varejista em Montes Claros. Neste ano, 61% dos empresários acreditam em melhores resultados frente ao ano passado. Há ainda, previsões de mercado que apontam que o Natal será o melhor em termos de vendas dos últimos cinco anos. Entre os diversos motivos apresentados para as expectativas de melhora nas vendas, os que mais se destacam são redução das taxas juros, expectativa de melhora nos indicadores econômicos, confiança no futuro e valor afetivo da data.
A expectativa de aumento nas vendas é positiva entre os empresários, sendo que a maioria, segundo a sondagem, acredita em uma expansão média em tono de 7% a mais em relação ao mesmo período do ano anterior.
Os produtos que deverão ser mais comercializados neste Natal, segundo a pesquisa serão: confecções, calçados, brinquedos, produtos alimentícios (carnes, panetones, vinhos, cerveja etc), móveis, perfumaria e cosméticos, acessórios, eletrônicos, artigos esportivos, etc. Nesse período o pagamento que mais vai se destacar é o crédito parcelado, seguido de crédito à vista, pix, cartão de débito e dinheiro.
Quanto ao gasto esperado por compras, este deverá situar entre 100,00 a 200,00 para 22% dos entrevistados, em torno de 200,00 a 300,00 para 17%, de 70,00 a 100,00 para 16% seguido de 300,00 a 500,00 para 10%. Com intuito de melhorar os resultados esperados para o período, as promoções/liquidações, propaganda e atendimento diferenciado se destacam com adesão de 59% dos empresários impactados pela data.
O Natal é uma data de oportunidades, momento em que o empresário deve estar atento à tomada de decisões assertivas, já que ele está diante de um consumidor disposto a gastar, porém exigente e pesquisador. Para tanto, o empresário deve valorizar a data promovendo a decoração do seu estabelecimento criando uma atmosfera festiva e condizente com o momento, para que o seu cliente sinta-se plenamente envolvido no clima natalino.
O ideal é que o lojista esteja com sua equipe preparada, focada na data e que explore todas as oportunidades, fazendo uso integral do horário especial do comércio, negociado pelo Sindcomércio, inclusive aos sábados e domingos. Importante, ainda que, o empresário otimize o horário especial do comércio disponibilizando em atendimento diferenciado, preços competitivos, prazos, descontos nas vendas à vista, dentre outros atrativos.