Mais 20 novas viaturas, além de kits com equipamentos de segurança, vão reforçar o trabalho do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais no combate aos incêndios florestais. Os veículos foram entregues nessa sexta-feira (2/8) à corporação e serão destinados a diferentes regiões do Estado. Ao todo, serão destinados R$ 6 milhões para a compra e aluguel de alguns materiais, como detalhou o major Fellipe Maciel, do Corpo de Bombeiros.
“O Governo de Minas tem investido de forma maciça no combate aos incêndios em vegetação. Este ano, fizemos a contratação de 280 brigadistas para atuarem em todas as áreas de conservação do Estado. Também fizemos aporte de suprimentos com equipamentos, EPIs e 20 caminhonetes, para o recobrimento em toda Minas Gerais, além do suporte aéreo, com aluguel de aviões de combate a incêndio e aeronaves. É um importante investimento para combater essa temporada de incêndio”, detalhou.
Nessa sexta-feira, em cerimônia solene na Academia do Corpo de Bombeiro, representantes da corporação fizeram a entrega oficial dos veículos e também dos kits de combate a incêndio, compostos por óculos, capacetes, mochilas de hidratação, balaclava, soprador, motosserra, motobomba, entre outros. Os kits foram entregues ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) para equipar brigadistas florestais.
ENFREAMENTO – Segundo o Tenente Coronel Ivan Neto, do Corpo de Bombeiros, os materiais já estão indo reforçar o combate aos incêndios ativos no Estado. “Estamos com seis incêndios florestais em unidade de conservação em andamento. O maior deles é em um local chamado Vereda do Peruaçu, no Norte de Minas. Estamos lá no 16º dia de combate. É um combate difícil, dado à peculiaridade do ecossistema, que queima em profundidade ou seja, um incêndio subterrâneo”.