Como parte da programação da missa de encerramento da novena de São Sebastião, o Coral Viva Voz foi responsável pelo louvor. A novena é um evento tradicional no município, representando a religiosidade e a cultura de Várzea da Palma, no Norte de Minas.
A apresentação varzeapalmense do Coral contribui para o fortalecimento da identidade local e para a preservação das heranças culturais da cidade. De acordo com Eva Soares, diretora de Cultura, as celebrações promovem e enriquecem a cultura local, através de sua representatividade e envolvimento com a comunidade e a história da cidade.
JANEIRO BRANCO – A Secretaria Municipal de Saúde em Várzea da Palma, por meio da integração do Programa Mexa-se, Atenção Primária à Saúde e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) este segundo destinado ao atendimento de pessoas com sofrimento mental grave, incluindo aquele decorrente do uso de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial promoveram uma significativa ação em prol da conscientização da Saúde Mental e Emocional neste mês, mais conhecido como Janeiro Branco.
A programação teve início com uma caminhada, unindo esforços para destacar a importância da Saúde Mental em nossa cidade. Na sequência, na Praça de Eventos, um enriquecedor bate-papo com a participação da psicóloga do Mexa-se, Eliane Sanguinette e Marina, representando o CAPS.
A diversidade de atividades marcou o evento, com destaque para a animada aula de Zumba ministrada pelo professor Flávio Rodrigues. Simultaneamente, a professora de Yoga Ivana Saback guiou uma prática relaxante, enfatizando técnicas de respiração e algumas “asanas” (posturas de yoga) para promover o equilíbrio emocional. O público também teve a oportunidade de cuidar do visual, graças à parceria dos cabeleireiros Newton e Eliaquim, que ofereceram cortes de cabelo, design de sobrancelhas e massagens.
Durante o evento, foram disponibilizados chás naturais, pensados especificamente para contribuir com os tratamentos de saúde mental, proporcionando um momento de bem-estar para os participantes. O encerramento ficou por conta de João Victor, “o Bruto do Forró”, que embalou a noite com sua apresentação musicais.
Elas agradeceram presença massiva de mais de 400 pessoas, reforçando o compromisso e interesse coletivo em promover a Saúde Mental e Emocional em Várzea da Palma.