O Cruzeiro receberá o América no Mineirão, domingo, às 16 horas, em busca de reabilitação no Campeonato Brasileiro, após derrota para o Fluminense, e também com a missão de conquistar a primeira vitória no estádio em 2023. Será a estreia de Zé Ricardo como mandante, justamente em um palco de boas recordações. O atual técnico cruzeirense estará no Mineirão pela sexta vez em oito anos como profissional. Nas cinco oportunidades anteriores, foi ao estádio na condição de visitante e não perdeu. Foram três vitórias e dois empates.
As partidas ocorreram entre 2016 e 2018, quando comandou Flamengo e Vasco. Houve quatro jogos do Campeonato Brasileiro, diante de Cruzeiro e América, além de um compromisso da Libertadores, contra o time que hoje é comandado por Zé Ricardo. Esse duelo pela competição internacional foi na fase de grupos de 2018, quando o técnico estava no Vasco. O Cruzeiro havia perdido a estreia para o Racing, fora de casa, e fazia o primeiro jogo como mandante. Em duelo amarrado, as equipes empataram sem gols.
O Vasco foi eliminado ainda na fase de grupos, e Zé Ricardo saiu do clube em agosto. O time mineiro caiu nas quartas de final para o Boca Juniors. Nos cinco jogos no Mineirão, os times de Zé Ricardo marcaram quatro gols e sofreram apenas um. Foi no empate por 1 a 1 entre Cruzeiro e Flamengo, pelo Brasileirão de 2017. Os gols foram de Éverton, pelos cariocas, e de Sassá, pelos mineiros.
Cinco também é o número de confrontos de Zé Ricardo contra o América-MG como técnico. Em duelos do Campeonato Brasileiro e da Primeira Liga, acumula quatro vitórias e um empate, comandando Flamengo, Vasco e Botafogo. O Cruzeiro não teve o Mineirão como casa fixa em boa parte da temporada. Tem contrato vigente com o Independência até dezembro, mas também mandou partidas em Sete Lagoas e Uberlândia, no interior de Minas. Neste momento, o Gigante da Pampulha é a casa do time, que soma seis jogos por lá, ainda sem vitória.