A grande e forte massa de ar seco que instalou sobre o País continua mantendo a condição de veranico até pelo menos o dia 20 de junho. O outono deverá terminar com temperaturas acima da média em muitos Estados do centro-sul brasileiro. Entretanto, a massa de ar seco mantém os baixos índices de umidade no ar nos Estados do Sudeste. Áreas como o Norte de Minas Gerais, o centro, oeste e norte de São Paulo deverão estar entre as mais secas, com níveis de umidade do ar pouco abaixo dos 20%.
A baixa umidade do ar dificulta a formação de nuvens e ocorrência de chuva na maior parte do Brasil. É esta grande massa de ar seco que vem mantendo as condições para o veranico observado nos últimos dias e que deverá persistir até o dia 20 de junho. Devido à atuação deste veranico, muitas áreas do país estão tendo temperaturas bem acima do que seria normal para o mês de junho. Lembrando que o inverno começa oficialmente no dia 21 de junho, às 17h51 (de Brasília).
MONTES CLAROS
Em Montes Claros, a transição do outono para o inverno deverá ser com amplitude térmica, com as temperaturas mínimas sendo praticamente a metade das máximas. Para esta sexta-feira (14/6), previsão de máxima de 28ºC, mínima de 15ºC e índices de umidade relativa do ar oscilando entre 50% e 99%. Para sábado e domingo, previsão de máxima de 28ºC, mínima entre 14ºC e 15ºC e umidade do ar entre variando entre 41% e 96%. No período, o Sol deve surgir no horizonte de Montes Claros por volta das 6h21 e se pôr em torno de 17h29. A partir de segunda-feira (17/6), temperatura deverá variar de 26 a 27ºC, mínima variando entre 13º e 14ºC e umidade do ar entre 41% e 95%.