A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou a mais recente atualização sobre o progresso das colheitas de milho no Brasil, abrangendo a safra de verão 2023/24 e a segunda safra de 2024. Segundo o relatório, a colheita da segunda safra de milho está praticamente concluída, com 94,7% das lavouras já colhidas, em comparação aos 91,3% registrados na semana anterior e significativamente acima dos 72,4% do mesmo período do ano passado.
Os trabalhos de colheita foram concluídos em Mato Grosso, Piauí e Tocantins, e estão próximos da finalização em Goiás, Maranhão, Paraná e Mato Grosso do Sul. Em detalhes, o Maranhão já atingiu 95% de conclusão, Goiás 93%, Paraná 92%, Mato Grosso do Sul 90%, Minas Gerais 76% e São Paulo 70%. As lavouras restantes, que correspondem a 5,3% do total, estão todas em estágio de maturação.
O relatório da Conab destaca que, em Mato Grosso, a colheita foi finalizada com produtividades superiores às estimadas e com boa qualidade dos grãos. Goiás também está avançando para o término da colheita, com boas produtividades. Por outro lado, em São Paulo e Minas Gerais, as produtividades ficaram aquém das expectativas devido à redução das chuvas e ao ataque de cigarrinhas. No Paraná e no Mato Grosso do Sul, as atividades foram temporariamente interrompidas por precipitações.
Em relação à primeira safra de milho 2023/24, a colheita também está próxima do final, com 99,8% das lavouras colhidas, comparado aos 99,6% da semana anterior e ligeiramente abaixo dos 99,9% registrados no mesmo período da safra passada. Atualmente, apenas no Piauí a colheita ainda está em andamento, com 98% concluído.