[views count="1" print="0"]

CLI vai apurar suposto rombo de R$ 2,2 milhões

Presidente da Comissão garante que o fato é grave e será investigado com rigor

Presidente da Comissão garante que o fato é grave e será investigado com rigor

A Câmara Municipal de Montes Claros instalou Comissão Legislativa de Inquérito (CLI) para apurar divergências em suas contas do exercício deste ano de mais de R$ 2,2 milhões. Presidida pelo vereador Daniel Dias, do PCdoB, a Comissão iniciou os trabalhos nessa segunda-feira e tem prazo de 30 dias para concluí-los. Contudo, a previsão é de que o faça antes do prazo, em função da necessidade de dar resposta mais urgente à população, que cobra do Legislativo transparência nos gastos dos recursos públicos. O possível “rombo” tem repercutido nos últimos dias na cidade e contribuído para aumentar o desgaste do Legislativo junto ao público.

Em entrevista ao Programa Na Corda Bamba, na Rádio Terra-AM, apresentado pelo jornalista Hélio Machado, Daniel Dias considerou o fato grave e disse que a CLI pretende apurar tudo nos mínimos detalhes, para possível responsabilização de eventuais culpados. Adotando cautela, ele não quis emitir juízo de valor sobre o fato, frisando que prefere se manifestar ao final da CLI, que será feita com rigor e transparência, buscando única e exclusivamente esclarecer os fatos à população, para que não fique dúvidas em relação ao episódio.

Logo no início dos trabalhos, a CLI, de acordo com seu presidente, solicitou ao setor contábil documentos necessários para apurar o déficit orçamentário, a fim de identificar os erros e os responsáveis, bem como apontar a solução para esse grave problema nas contas da Câmara Municipal. A Comissão deu prazo de 48 horas para a entrega da documentação, inclusive, pediu informações sobre a auditoria nas contas que será feita pela Fadenor/Unimontes, conforme informado pela mesa diretora do Legislativo.

A próxima reunião da CLI foi marcada para a próxima semana, quando de posse da documentação irá avaliar as oitivas e depoimentos necessários para melhor condução dos trabalhos. Daniel Dias afirmou que os trabalhos da Comissão serão abertos à população, que poderá acompanhá-los presencialmente, como forma de mostrar total transparência. “Nosso objetivo é apurar tudo com a devida e necessária imparcialidade e apresentar o resultado à população”, disse o vereador.

DESGASTE – De três semanas para cá, a inconsistência nas contas da Câmara ganhou repercussão na cidade, com a divulgação pela mídia, inclusive nas redes sociais. Para o presidente da CLI, a repercussão provoca desgaste e arranha a imagem do Legislativo perante a população, prejudicando os atuais e também os vereadores eleitos em outubro deste ano e que tomarão posse em 1º de outubro para exercerem o primeiro mandato. Isso, segundo ele, aumenta a necessidade de se esclarecer efetivamente os fatos.

PORTARIA – Após acatar o pedido de instalação de CLI através de requerimento da vereadora Professora Iara Pimentel, com mais 12 assinaturas de vereadores, o presidente da Câmara, Júnior Martins, do PP, baixou portaria publicada no Diário Oficial do Município da última sexta-feira, indicando os vereadores Daniel Dias, do PCdoB, Marcos Nem, do Pode e Marlus do Independência, do PSD para integrá-lo. Na primeira reunião realizada nessa segunda-feira, o primeiro foi eleito presidente da Comissão, o segundo o vice-presidente e o terceiro, relator. Mais uma vez, o possível rombo nas contas dominou os assuntos abordados na tribuna, pelos vereadores, na reunião dessa terça-feira.

Presidente da Comissão garante que o fato é grave e será investigado com rigor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Carlos Pimenta reforça Bancada Norte mineira Posse amplia articulação estratégica na Assembleia Legislativa
Carlos Pimenta reforça bancada Norte mineira
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
WhatsApp Image 2025-12-03 at 19.30.39 (1)
Montes Claros aprova Lei de Inovação e impulsiona era digital
Câmara de vereadores reconhece os 40 anos da ABMCJ
Legisladores reconhecem os 40 anos da ABMCJ
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Seminário debate direitos de quilombolas e comunidades
Seminário debate direitos de quilombolase comunidade
Carlos Pimenta retomará cadeira na ALMG após saída de Alencar
Carlos Pimenta retomará cadeirana ALMG após saída de Alencar
Gil Pereira destaca liderança de MG na transição energética
Gil Pereira destaca liderança de MG na transição energética
ALMG Sanciona Observatório Violência Mulher Minas
DPMG realiza 1ª reunião do Comitê Gestor do SOLAR
Montes Claros recebe encontro regional do PL nesta sexta-feira
TRE-MG discute estratégias para ampliar cadastramento na região
Elaboração de planos municipais de saneamento pauta workshop
Prefeito reafirma compromisso da cidade com o meio ambiente
Deputado exalta a importância do Cemig Agro
Assembleia vem debater combate à miséria
PAES/Unimontes serão aplicadas neste domingo
Assembleia em Números: nova página amplia transparência do Legislativo mineiro 
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Carlos Pimenta reforça bancada Norte mineira
AMM divulga nota oficial sobre a privatização da Copasa