Cruzeiro e Atlético-MG irão se enfrentar neste sábado (10/8), no Mineirão, às 21h30. O confronto, válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, terá personagens inéditos na história do duelo. Ambos os times se reforçaram na janela de transferências e prometem protagonizar um clássico emocionante.
Do lado do Cruzeiro, mandante da partida, será o primeiro clássico mineiro de todos os reforços contratados. Cássio, Jonathan Jesus, Kaio Jorge, Lautaro Díaz, Peralta, Matheus Henrique e Walace terão pela primeira vez a oportunidade de vivenciar a atmosfera do maior clássico de Minas Gerais e um dos maiores do Brasil. Porém, dentre esses, um deles já é acostumado com o clima de rivalidade. O goleiro Cássio, em seus 12 anos de Corinthians, já disputou mais de 120 derbys com a camisa do Timão.
Pelo lado atleticano, dos quatro atletas contratados na janela, metade já tem história em clássicos mineiros, enquanto a outra irá sentir o gostinho pela primeira vez. Bernard, cria do Galo e de volta após 11 anos, sabe bem o que significa o peso de um Cruzeiro x Atlético. A exemplo de Junior Alonso, zagueiro presente nas conquistas do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil em 2021. O defensor Lyanco, o meia Fausto Vera e o recém contratado atacante Deyverson, por sua vez, disputarão um clássico pela primeira vez.
A partida entre as duas potências de Minas Gerais tem grande importância para os dois. O Cruzeiro terá um Mineirão lotado a seu favor, e busca, além dos 3 pontos, “vingar” a decisão do Estadual, onde foi derrotado por 3 a 1. O Atlético pretende voltar a conseguir uma boa sequência e tentar almejar posições melhores na tabela do Brasileirão.
CRUZEIRO – Ocupando a 5ª posição com 35 pontos, o Cruzeiro continua na disputa para entrar no G4. Após ser derrotado pelo Fortaleza no último final de semana, a Raposa precisa voltar a vencer para manter-se na parte superior da tabela, ainda sonhando com um possível título.
ATLÉTICO-MG – Em uma situação semelhante, o Galo ocupa a 9ª colocação com 28 pontos, mas tem a vantagem de dois jogos a menos. Apesar da derrota para o Criciúma por 2 a 1 na última rodada, o Atlético vive uma boa fase e agora busca vencer seu maior rival para subir na classificação.
RETROSPECTO – Para conseguir um resultado positivo, o Cruzeiro conta com o seu bom retrospecto jogando no Mineirão neste Brasileirão. Até aqui, o time celeste tem 100% de aproveitamento em 7 jogos, sendo 17 gols marcados e 4 sofridos. Já o Atlético tem um aproveitamento melhor nos últimos três clássicos, com duas vitórias e um empate.
CLÁSSICO 250 NO MINEIRÃO – Disputado desde 1921, o clássico desde sábado terá mais um capítulo histórico. Será o duelo de número 250 entre os clubes no Mineirão, maior palco da história do futebol no estado. Os números foram divulgados pela assessoria de comunicação do estádio.
Inaugurado em setembro de 1965, o Mineirão recebeu o primeiro clássico no dia 24 de outubro daquele ano. A partida foi válida pela 11ª rodada do Campeonato Mineiro e vencida pelo Cruzeiro, por 1 a 0, com gol de Tostão. Desde então, além do Campeonato Mineiro, o Mineirão recebeu também compromissos do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e dos extintos Supercampeonato Mineiro, Sul-Minas e Primeira Liga. Foram 140 clássicos com mando cruzeirense e 109 do Galo.
O retrospecto geral é equilibrado, mas tem vantagem do Cruzeiro, que venceu 90 partidas, contra 80 do Atlético e 79 empates. São, em 249 partidas, 292 gols marcados pela Raposa, contra 271 do Galo. Por outro lado, o Atlético leva vantagem em duelos no Gigante da Pampulha pelo Campeonato Brasileiro, competição deste sábado. Até o momento, o Galo ganhou 18 partidas, contra 17 do Cruzeiro e 18 empates, em 52 jogos. Na competição, são 64 gols alvinegros e 63 da Raposa.
O maior artilheiro dos clássicos no Mineirão é Reinaldo, ídolo alvinegro da década de 1980, que marcou 14 gols. Ele é seguido por Dirceu Lopes, campeão da Taça Brasil no Cruzeiro, com 12 gols. O top-5 ainda conta com Tostão, Palhinha e Paulo Isidoro.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
CRUZEIRO: Cássio; William, Zé Ivaldo, Villalba e Marlon; Lucas Romero, Matheus Henrique, Barreal e Matheus Pereira; Lautaro Díaz e Kaio Jorge
DESFALQUES: João Marcelo (suspenso), Rafa Silva e Gabriel Verón (em recuperação). Técnico: Fernando Seabra
ATLÉTICO-MG: Everson; Saravia, Fuchs e Alonso; Gustavo Scarpa, Otávio, Alan Franco e Guilherme Arana; Bernard, Paulinho e Deyverson
DESFALQUES: Hulk (lesionado). Técnico: Gabriel Milito