Cinco pessoas morreram e outras 10 ficaram feridas em acidente grave registrado na manhã dessa segunda-feira (19/8), na BR-251, no município de Francisco Sá, no Norte de Minas. Uma van que transportava pessoas para tratamento médico bateu de frente com um caminhão após ser atingida na traseira por outro caminhão carregado de coco.
O choque aconteceu no km 474, na “Serra de Francisco Sá”, um dos trechos rodoviários mais perigosos de Minas Gerais. A maioria das vítimas (mortos e feridos) estava na van, da Secretaria Municipal de Novorizonte que transportava moradores para tratamento médico em Montes Claros.
Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU), o motorista do caminhão carregado de coco contou que o veículo, que viajava no sentido Salinas/Francisco Sá, perdeu os freios na descida da serra. Com isso, atingiu a van do transporte de pacientes, que viajava à frente, no mesmo sentido. A van acabou sendo prensada entre o caminhão da carga de coco e outro caminhão, carregada de farinha e palets que subia a serra, em sentido contrário. Uma família que viajava em um carro de passeio logo atrás registrou o momento do acidente.
O sinistro aconteceu por volta das 6h30. Toda a pista foi ocupada pelos caminhões e pela van, que ficaram muito danificados. As vítimas ficaram presas às ferragens, e foram retiradas e socorridas pelo Corpo de Bombeiros e pelas equipes do Samu.
O total de vítimas foi confirmado pelo Corpo de Bombeiros. Elas foram levadas para hospitais de Francisco Sá e de Montes Claros. Conforma a corporação, seis feridos foram socorridos pelo SAMU e uma vítima precisou ser conduzida no helicóptero Arcanjo. Três pessoas feridas foram transportadas em ambulância do Corpo de Bombeiros.
SÁBADO – Na tarde de sábado (17/8), um acidente entre um caminhão-baú, três carretas e dois carros, deixou quatro pessoas feridas na BR-251 (serra). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o motorista do caminhão perdeu o controle da direção, por motivos desconhecidos, e atingiu as carretas e os carros que seguiam na sua frente.
Em seguida, tombou às margens da pista.
O condutor, de 58 anos, ficou preso dentro da cabine e foi retirado das ferragens pelos militares. Em seguida, ele foi transportado de helicóptero para a Santa Casa de Montes Claros após receber os primeiros atendimentos. Três pessoas que estavam em um dos carros foram socorridas por terceiros antes da chegada do resgate. Os ocupantes dos outros veículos foram avaliados e dispensaram atendimento médico. A ocorrência mobilizou bombeiros de Montes Claros e Francisco Sá, equipes do SAMU e a Polícia Rodoviária Federal.