Preocupado com o aumento dos casos de dengue no Norte de Minas e com a possibilidade de epidemia no Estado, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), inicia nesta semana, a primeira etapa da operação 2024 de combate ao Aedes Aegypti, através do carro fumacê. O objetivo é eliminar os mosquitos adultos, com a redução da chance de propagação de doenças como dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo mosquito.
A meta é atender a todos os municípios consorciados que solicitarem o serviço mediante contratação do carro fumacê, no Departamento de Transportes do Cimams. Nesta semana, três cidades estão programadas para receber o serviço: Itacambira (17/1), Jequitaí (18/1) e Botumirim (19/1).
O chefe do Departamento de Transporte, Ailton Queiroz ressalta que esta é uma ação complementar que visa interromper a cadeia de transmissão do vírus. “Há exemplo do que ocorreu no ano passado em que realizamos este serviço, em mais de 40 cidades que fazem parte do Consórcio, retornamos neste ano e a procura tem sido grande. Nossa meta é atender a todos com o carro fumacê de acordo com a ordem de solicitação”, afirma, ao frisar que a meta é contribuir para combater o mosquito e evitar a proliferação, sobretudo da dengue, que pode até levar à morte.
Ele explicou ainda que a prestação do serviço de aplicação de óleo mineral e Bifenterol através de Fumacê é executado por profissional devidamente habilitado pela Vigilância Epidemiológica. Todos os insumos, materiais e equipamentos são disponibilizados pelo Consórcio.
FUMACÊ – O fumacê é uma estratégia encontrada para controlar as populações de mosquitos, e consiste em passar um carro que emite uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de agrotóxico que elimina a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região. Esta é uma técnica muito utilizada durante períodos de epidemia para eliminar mosquitos e evitar a transmissão de doenças como a dengue, a Zika ou a chikungunya.
Interessados em formalizar a contratação do serviço do carro fumacê podem entrar em contato com o chefe do Departamento de Transportes do Cimams, Ailton Queiroz, no fone/ WhatApp: (38) 99909-1979.
ALERTA – A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está alertando as secretarias municipais de saúde do Norte de Minas sobre a importância do incremento das ações de enfrentamento ao Aedes aegypti, devido ao aumento de casos notificados de dengue e da febre chikungunya, além do reforço de orientações assistenciais, coleta de amostras para análise laboratorial e notificação dos casos.
Existem quatro sorotipos da dengue e o sorotipo 3 circulou de forma significativa no país entre 2004 e 2008. Em 2019, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) identificou a circulação do sorotipo 3 em quatro casos, o que representa 0,5% das amostras positivas analisadas na época. Já nos últimos quatro anos, os sorotipos 1 e 2 foram os circulantes no estado.